Variando na quarta #3 Passeando em Ijuí

Muito bem, muito bem… Eis que enfim criei coragem de mostrar um pouco do meu cantinho de mundo pra vocês! Mostrar em partes, claro, porque quando a gente sai tão pouco de casa fica difícil de saber o que mostrar né? hahaha. Fiz hoje uma síntese do que é o meu dia-a-dia fora da rotina de trabalho, mas não mostrarei tudo de uma vez só, pretendo ir mesclando os ~variandos~ e mostrando de pouco em pouco pra vocês 😀

variando na 4ª g

Pode comprar copinho só porque é amarelo e feliz?

Enquanto pensava em como iria mostrar a cidade, ficava vindo na minha cabeça uma espécie de paródia (que eu sempre canto mentalmente porque também sou louca, desculpem). Na verdade essa canção ficou eternizada na minha mente por culpa de uma profe minha, mas isso é assunto pra julgamento por assassinato outro post! Com vocês, então, a minha versão consumista da ‘Canção do Exílio’, com participação especial da cidade de Ijuí:

Minha terra tem lojinhas

Onde gosto de comprar

As vendedoras todas me conhecem

E se desesperam ao me ver entrar

variando na 4ª i

A Cris ~pira~ nos cookies de toddynho ❤

Sim, gente, é verdade! O que eu mais amo em Ijuí são as lojinhas de quinquilharias que temos aqui! Conheço todas, até porque o centro de Ijuí é minúsculo, e tenho na minha família a fama de ~garimpeira~ porque meus olhos veem coisas que nenhum outro olho humano é capaz de ver.

Ijuí também tem Impala

Ijuí também tem Impala

Não bastasse isso, há cerca de 08 anos atrás (tô ficando velha, gente) eu trabalhava no comércio, então conhecer este comércio torna-se mais óbvio ainda.

o que comprar primeiro?

O que comprar primeiro?

Essa loja se chama “Atacadão” o que é um nome muito criativo, percebam. Tem de tudo, desde utilidades, decorações, INUtilidades, guloseimas, alimentos em geral, badulaques dos mais variados… Tentação em forma de loja!

variando na 4ª h

Será que preciso de um 14º ralador? #perguntadodia

Mas Ijuí é mais que reles lojinhas centrais…

Nosso shopping é pequeno

Mas é muito singular

Nele tem um amor de restaurante

Onde adoro almoçar

variando na 4ª b

Decoração natalina do xópen ^^

Gente, esse shopping de Ijuí é muito amor, e esse amor todo tem um nome: Restaurante JB. A criatividade do nome do restaurante é ótima né, especialmente porque o nome do shopping é JB, que é na verdade uma abreviação do nome da rua onde fica o prédio, Rua José Bonifácio ¬¬ Mas tá, continuando a declaração de amor: gente,  a comida é maravilhosa, caseira, bem temperada, preço justo e atendimento cordial… Impossível resistir e não cair de amores ❤

idade mental: 5 anos

Idade mental: 5 anos

Esses anéis de cebola que mostro na foto são a razão de eu acreditar na vida, sério. Uma vida onde exista algo tão gostoso merece ser vivida. Além disso, a decoração de Natal que eles colocam é modesta em comparação aos shoppings de grandes centros, mas é muito simpática e aconchegante.

variando na 4ª

Cochichando ~nozovido~ do papi noeles

Minha Ijuí tem várias praças

Mas só uma vou mostrar

A do centro é mais famosa

Todos aqui vêm passear

oi Getúlio!

Oi , Getúlio!

Esta é a Praça da República. É a referência pra tudo na cidade, pois fica em local centralizado mesmo. Ainda, historicamente falando, é um marco na comunidade local, por abrigar nas ruas laterais as igrejas mais importantes na colonização do município: católica e luterana. A praça em si é composta por diferentes seções. Tem um local onde ficam os bustos em homenagem à Getúlio Vargas, Augusto Pestana e Soares de Barros, importantes figuras políticas.

variando na 4ª p

Feirinha de artesanato da praça

Tem também um anfiteatro, onde semanalmente acontecem programações tradicionalistas, religiosas, culturais, escolares, enfim, o anfiteatro é palco de grande parte das atrações da cidade. Tem praça infantil, academia comunitária, feirinha, centro comunitário de informática, posto da brigada militar, ponto de táxi, cápsula do tempo… Mas o que eu mais amo mesmo na praça é que:

Nesta praça tem quiosque

Mas não é de se embebedar

O vício cultuado aqui

Não deixa a mente atrofiar

Evandrocks amor da vida <3

Evandrocks amor da vida ❤

Sim, um quiosque que não é quiosque, é revistaria e livraria. E ainda tem doces e picolés 🙂

menor de tamanho pode ver essas coisas? haha

Menor de tamanho pode ver essas coisas? haha

Melhor tapar os olhos!

variando na 4ª m

Na verdade é pura ~enveja dos corpões ahaha

Doces, doces, muitos doces!!!!

variando na 4ª n

Aqui tem recarga claro. Invejem somente.

Ijuí é bem pequena

Mas tem cidadãos a brilhar

Capitão Dunga nasceu aqui

PROMETAM QUE NÃO VÃO ME ZUAR!

Pois é minha gente, Dunga é Ijuiense… Que fazer né? Nosso cidadão mais odiado ilustre que sequer vem visitar a terrinha, muito chato isso, a gente se sente órfãos (até eu tô rindo disso, gente).

Mas voltando à seriedade deste post, cof cof, vou encerrando minha primeira participação no “Variando na quarta”. Espero que tenham curtido os momentos de bobice, mesmo sabendo que mostrei muito de mim e pouco da cidade em si. Confesso que foi hilário ver a cara das pessoas nas lojas, ruas e afins, enquanto estas fotos eram tiradas… Vocês me deram tantas ideias pra escrever aqui que agora vão ter que aguentar me ver colocá-las em prática, muahahaha! Deixo com vocês umas fotos bônus, um abração a todas e um abraço especial pra minha filhota, que conseguiu realizar um desejo muito grande: estudar o ensino médio na escola do SESC do Rio de janeiro. Parabéns Vi, eu sempre quis ter alguém morando na praia pra poder ir visitar, hoho!

casinhas típicas? a gente vê por aqui!

Casinhas típicas? A gente vê por aqui!

variando na 4ª u

Filha do meio, Mel, fazendo o que ela melhor sabe: dormir!

variando na 4ª t

Filha caçula, Pipoca, provando que só ensino o que presta… DORMIR!

variando na 4ª s

Vitória tentando descontrair na fila da Pompéia… A foto abaixo explica o momento de guerra que vivemos

variando na 4ª r

Le Pompe (pra ficar mais chique) em dia de lotação completa

variando na 4ªq

Finalizando com o pátio da escola mais linda desse Brasil. Só faltaram as crianças na foto ❤

Bom, a única coisa que faltou foi a Cris, né? Mas ela que se prepare, pois nas próximas visitas ela não me escapa!

E aí, meninas, gostaram? Sugestão de qual será o próximo assunto? Adoro saber o que vocês pensam! Abração e até sexta-feira!

AssinaturaFran

40 pensamentos sobre “Variando na quarta #3 Passeando em Ijuí

  1. Oi Fran,
    Muito bom o Variando na Quarta de hoje! Francristein não é só esmalte, é cultura!
    Gostei da sua versão da Canção do Exílio, e de conhecer um pouco mais de Ijuí! Eu não tinha me tocado que era a cidade natal do Dunga! Não vou te zoar, pode ficar sossegada! Mas ri muito da ironia, quando vc disse que o povo daí até se sente órfão pela ausência do ilustre! Hahahahaha!
    Cidade grande ou pequena, o que acontece é que a gente tem os lugares queridos, em que sempre passa. Eu também tenho as minhas lojinhas preferidas, os meus passeios, e gostei de conhecer os seus!
    Fiquei chocada de saber que tem um shopping no mundo que ainda tem comida boa. Aqui onde moro não é bem assim, não… E tenho que dizer que achei lindas a foto do Papai Noel e a do pátio da escola, com aquele jacarandá mimoso floridão! É uma das minhas árvores preferidas!
    Que legal a sua filhota ter conseguido realizar o sonho de estudar lá no Rio! Fico feliz por ela e por vc! E também gostei de conhecer as suas outras filhas, a Mel e a Pipoca!
    Bjs

    Curtir

    • Ah, Pri, brigada! Eu sou super curiosa de conhecer tudo a respeito de vocês, então sempre acho interessante mostrar também, porque essa troca é muito legal né? E a comida do shopping é perfeita, não vivo sem! Mel e Pipoca me dão mais trabalho do que a Vi deu, são umas feras! Um beijo, adoro suas visitas!

      Curtir

  2. Que lindo o lugar onde você mora!
    É uma cidade pequena mais tão bonitinha e cheia de coisinhas fofos *-*
    Aqui em Guarapari, não tem nada de legal. Todo mundo fala das praias, mas acho que porque moro aqui não ligo muito, mas só tem isso de bonito também.
    O shopping que você mostrou é um mimoo. Muito fofo. Adoro as decorações de natal.
    Já o shopping daqui, tem umas lojinhas sem graça e o resto é tudo loja vazia e a única decoração de natal que eles colocam é um árvore igual todos os anos, somente.
    Nunca comi esses anéis de cebola, parecem ser muito bons *-*
    E uma dica, se vier aqui um dia, não almoce no restaurante do shopping, porque você pode ganhar um brinde na comida, tipo uma baratinha hsahusahsa Sério, já aconteceu com minha irmã.
    Amei as suas cachorrinhas, são as coisas mais fofinhas *-*
    Bjos Fran

    Curtir

    • Ai, fiquei com medo dos brindes no almoço, AHAHAHAHAHAHA! E praia é isso mesmo, só gosta quem mora longe! Anéis de cebola são tudo de bom, mas tem que gostar de cebola, senão fuééén, ahahaha. Beijão!

      Curtir

  3. AFF queria estar junto! Espero que tenha comprado os meus cookies, abri o último pacote hoje! 😥
    E porfa a caneca da carinha tem de ser minha *-*
    Tá, tenho que ir no atacadão contigo, sei que é o TEU lugar de Ijuí, mas tipo eu preciso tá?
    Já almocei com tu no xópen, anéis de cebola delíciãm e MEDO desse papai noel, não gostei, não quero tirar foto com ele :/
    Praça é amor, e quiosque mais ainda gente, desde criança amo ir lá, desde que Recreio custa 3,90 e eu tinha coleção (tenho até hoje hahaha).. Sem contar nas revistinhas da turma da Mônica né, tia Adri comprava pra eu ❤
    E não tinha bala de caramelo? Na última vez que fui não tinha 😥 #cryforever
    E tu mostrando Playboy, eu mereço gente. ¬¬'
    E PARA QUE EU GOSTO DO DUNGA sua chata.
    Vi sempre divanu, dsclp né? LE POMPE HAHAHAHAHA ELRI
    Mel e Pipoca estão com saudades de eu, eu sei, logo vou visitá-las.
    Linda foto da escola, mas imagino as mil flores grudadas e nos olhos das criancinhas, tadinhas…
    AMEI teu post amora, adoro Ijuí desde sempre ❤ E obrigada por finalizar! hahaha
    Próximo assunto é a escola porfa, é tudo tão lêgas lá 🙂
    Beijos! *-*

    Curtir

    • Affe, metida, já queria aparecer junto né? EU TAMBÉM QUERIA TU NAS FOTOS, SUA SUMIDA! E a escola será próximo assunto, pódexar. Beijos amora :*

      Curtir

  4. Oi Fran, A-ME-I seu post! Nota 10 pro poeminha 🙂 Minha cidade se parece um pouco com a sua( cidade pequena,praça central, Igreja) só que não é tão bem cuidada. Agora morra de inveja: Pelé nasceu aqui (kkkk) temos uma estátua dele e por causa da copa, ano passado a prefeitura gastou $$$ pra traze-lo aqui pra inauguração do (rufem os tambores) Parque Dondinho (?) isto mesmo, não é piada era o apelido do pai dele. (sem comentários, por favor)
    Beijos e estou esperando pra saber mais sobre seu cantinho no mundo!

    Curtir

  5. Super bem estruturado Fran! Adorei a coordenação com a musiquinha e eu claro que não sei quem é Dunga por isso não tinha como “te zoar” ;P
    Muitos parabéns para a filhota 😀 Que ela aproveite muito a escola (e tu a praia! sim tás branquela e precisas mesmo huahuahua).
    Também adoro visitar esse tipo de lojinha e tb tenho bom olho ;D
    Adorei a visita! bj gd** *

    Curtir

    • Ai Cátia, tu me racha a cara de rir! O Dunga era técnico da seleção brasileira, a maioria da população odeia ele, e por isso sempre que falam de Ijuí, a zuação é essa kkkkk. Temos olhos clínicos, desculpe mundo! Beijos!

      Curtir

  6. Oi, Fran! Tudo bem?
    Adorei seu Variando na quarta! Muito bom e divertido, principalmente pela sua versão da Canção do Exílio (você é muito criativa!).
    E ainda você falou que não tinha o que mostrar na cidade. Vê se pode!! Adorei conhecer mais sobre sua terra e os lugares bonitos que tem aí! Amei muito a casinha típica que é uma graça toda vida e a foto do pátio da escola está a coisa mais linda!
    Mais um post que você me deixa com fome, sua danada! Tem como não amar esses cookies de Toddynho?! Que delícia! E agora eu só vou ficar pensando na comida do shopps do mesmo jeito que eu só penso naquele pão de queijo que o Evandro fez! Se puder fazer um “Variando” e passar a receita, vamos amar!
    Minha mãe e eu iríamos ficar enlouquecidas com o Atacadão! Nós encontramos algumas lojas nesse estilo aqui na região com o nome de Tem Tudo e aqui na minha cidade tem uma assim que chama Loja da Ana (porque a dona é a Ana, claro!). É pequena, mas até que é boazinha!
    Lindinhas demais a Mel e a Pipoca! Tem coisa melhor que dormir?! Tem, sim! Comer!! Hahaha
    A Mel me lembrou a minha Pituxinha que hoje mora lá no Céu 😥
    E parabéns pra sua filha pela conquista! Impossível não se orgulhar!
    Quero ver mais posts seus desse jeito por aqui!
    Beijos pra todo mundo aí!

    Curtir

    • Oi Mari! Vou providenciar pra já um post com receitas de pão de queijo e outras delícias que sr. Evandro faz! Impossível fazer regime nesta casa! Lojinhas são tudo, e quanto mais brega for o nome, melhor é o conteúdo… deve até ter pesquisa científica sobre isso, gente! Um beijão querida, especial pra tua mamis, que conhece lojinhas e sabe o que é bom né? ❤

      Curtir

  7. Adorei sua descrição sobre Ijuí Fran 🙂
    Eu estava aí final de semana passado e adoreiiiiiii, queria ir morar aí, amei d+ Ijuí…rsrs
    Fui na praça tbm, achei tdo lindo…hehehe

    bjão

    Curtir

    • Como assim, Sâmela? A senhorita vem à Ijuí e nem dá um alôzinho? Magoei hein! Beijão querida, e se vier morar aqui, já tem parceria pra bater perna!

      Curtir

  8. aeee finalmente uma quarta com a Fran!!!
    adorei o post, é ótimo conhecer um pouco mais das nossas amiga além de esmaltes hahaha Nem acredito que tem Impala ai hahahha
    aqui em SP a gente tem mania de dizer que cidade pequena não tem shopping, então a sua já é cidade grande viu…
    Lindo o Ipê e me apaixonei pelos seus filhos
    bjnhos flor
    Dicas Poderosas

    Curtir

    • Oin! Me esclarece algo, por favor: como se pronuncia teu nickname, que eu não consigo em voz alta? Vou te chamado de Z até lá, tá? ahahaha. Então, eu tenho mil coisas pra mostrar, vocês precisarão de paciência comigo, rsrs. Beijão!

      Curtir

      • Hahaha, pode me chamar de Liana, esse Z na frente é só pq o site onde coloca a fotinha para aparecer nos comentários não deixava eu usar só Liana, e meu sobrenome é Zini, então coloquei um “Z” metido ali na frente, hehe.

        Paciência, imagine, o prazer é nosso!

        Beijo e boa semana.

        Curtir

  9. Fraaannnnn amei o poema, amei as fotos amei tudo, sério a cada foto que via e a cada descrição eu ria sozinha aqui, detalhe, estou no trabalho e cada vez que entrava alguém aqui na minha sala eu tinha que disfarçar, fazer cara de séria pra não me pegarem rindo sozinha, hilário isso.
    E as fotos da Playboy? Menina…bem na hora que meu chefe entrou aqui hahahaha, ele não viu, mas se visse das duas uma, ou ele ia querer ver ou ia me dar uma advertência huahua (exagerada, nem é tanto assim).
    Ah eu adoro pracinhas, quando eu era criança eu brincava muito em pracinhas, parquinhos e na areia que tinha no meio da praça, saudades dessa época.
    Dunga cidadão ilustre? Hummm não vou zuar não, isso é novidade pra mim, não sabia que ele é seu conterrâneo, mas vamos combinar que seria cidadão ilustre se de vez enquando visitasse sua terrinha natal né?
    Ah aqui na minha cidade também tenho minhas lojinhas e cantinhos preferidos, tão bom isso né? Minha cidade também não é muito grande mas eu gosto de morar aqui.
    Ah uma sugestão para o próximo variando na quarta seria você mostrar um pouco da sua coleção de esmaltes e etiquetas, seu cantinho, sou curiosa eu sei, mas adoro ver coleções e visitar a casa das pessoas hehe, só não vale deixar a gente com fome viu.
    Fran adorei seu post e sem exageros eu ri muito, ah e parabéns mesmo pela sua filha, fiquei muito feliz por vocês duas!
    Beijão

    Curtir

    • Ai Gi, imaginei tu rindo sozinha e fiz o mesmo aqui, parecia uma louca, ahahaha. O bom é que somos loucas em grupo né? kkkk Vou organizar esse post da coleção assim que passar minha correria na escola (fim de ano, bombando a escola). Um beijão!

      Curtir

  10. Fran, gostei da sua cidade. Vc é a menina dos versinhos, acho tão legal. Eu não sei fazer versos.
    Sua filha vem p/ RJ?? Se precisar de alguma dica é só perguntar.
    Beijossss.

    Curtir

  11. Oie Fran! Eu também adoro lojinhas de variedades, tenho que me segurar pra não sair comprando tudo, meu gaveteiro de esmaltes foi um “achado” em uma lojinha dessas. Não pude deixar de notar suas tattoos e como sou só um pouco curiosa, quantas você tem ??? aonde ??? Kkkkkk. Sou apaixonada e tenho algumas também, estou terminando uma na panturrilha, a Vênus do Botticelli S2 (meu gravatar).
    Eu ri com o Dunga XD. Se fosse o dos sete anões eu ia pra Ijuí hoje mesmo kkkkkk. Sua cidade é linda, como toda cidade do interior tem muito verde! A foto da escola ficou perfeita. Parabéns pelas filhotas fofas. A sua versão da ‘Canção do Exílio’ ficou muito legal! 😉 E pelo visto você e a Fran vão nos fazer passar muita fome ainda kkkkk. Quero um post sem comida por favor :p. Bjs

    Curtir

    • Ai Alê, bem que o Dunga poderia mesmo ser dos anões da Branca das Neves, eu ia amar bem mais ahahaha. Eu tenho 4 tattoos, e tô doida pra fazer mais e ajeitar as que eu já tenho… fazer um sombreado e tals. Eu tenho o nome da filha, do marido (brega eu sei, mas não resisti) tenho passarinhos, as flores do antebraço e uma joaninha! Sou doida pra fazer mil pássaros, rosas, joaninhas mil, e por aí vai… faltará corpo pra tudo isso, ahahaha! E post sem comida? Vou pensar no teu caso! Um beijão!

      Curtir

  12. Fraan, cadê meu comentário?? Magoei, ele não apareceu! 😦
    Então, como eu disse… Queria estudar nessa escola! Adorei o tapete roxo!
    A casinha tipica é muito fofa!!
    Fraan, vc tava pedindo esmalte pro Papai Noel, né!! kkkkkkkk
    Essa arvore de natal é a maior do shopping? Não né!!
    Adorei o seu variando na quarta… Aguardando os próximos, já! kkkk
    Beijooos

    Curtir

    • Nessa, ao que tudo indica teu coment se suicidou, pode isso? E sim, a árvore é sim a maior do shopping, mereço? Um beijão, e não desista de comentar tá? ahahaha.

      Curtir

      • Não desisto de comenta nunca! kkkkk
        É a maior? kkkk nossa! O shopping Dom Pedro, do ladinho de casa, tem uma arvore de 12 metros de altura, mas tbm né, esse é o maior Shopping da América Latina! kkkk Aqui na cidade os shoppings brigam pra ver quem ter a melhor decoração! Temos 6 shoppings enormeeees!
        Beijos, Fran!

        Curtir

  13. Amei conhecer sua cidade! Bom, pelo menos aí tem um cidadão ilustre né? Aqui em Massaranduba nem isso, rsrs
    Também adoro passear em lojinhas, de todos os tipos, hahah. Gostei da ideia que alguém deu de fazer os post sobre suas tatoos, adoro ver as dos outros! 😀

    Curtir

    • Ai Alê, Massaranduba é famoso no Casseta e Planeta, falaí! ahahaha. As tattoos já estão na lista, só vou dar uma ajeitadinha nelas antes 😉 Um abraço!

      Curtir

  14. E eu vou me mudar pra Ijuí! *—-*
    (ai tem empregabilidade pra médico veterinário?! auheuaheauhe)
    Gente, que coisa mais gostosa essa cidade! Eu AMO cidade pequena, charmosa, gostosinha, cheia de lojinhas de badulaques aonde eu possa passar o dia inteiro revirando ❤
    ain, posso passar minhas férias aí?! uaheuaheuahueh

    Mas sério, delícia sua cidade!
    E parabéns pra sua filha! Muita força pra ela, pq ficar longe (bem longinho, ainda por cima, neh?!) de casa não é mole não! ~experiência própria! {e só pra constar, não aguentei ):}
    Ah, adorei seus animaizinhos dorminhocos *-*
    Neste exato momento dois dos meus estão aqui ca-po-ta-dos do meu lado. de vez em qnd dou uma conferida se tão respirando, porque sério, nem se mexem! hahaha

    Beijos!
    blogfutil.com

    Curtir

    • Jaque, certamente médico veterinário tem espaço profissional aqui! Aliás, cada vez a profissão é bem mais recebida e necessitamos muito ainda! Obrigada pelos elogios, e certamente não será fácil ficar longe da moça, mas faremos nosso melhor! Fiquei doida pra ver seus choios dorminhocos ❤ Beijão!

      Curtir

  15. OLHA, UM IMPALA GIGANTE! Será que esse é menos ralo? HAHAHA
    Só eu que li a paródia no ritmo da música? hahaha
    Sempre tenho medo de pedir arcos de cebola 😡
    É bom mesmo mesmo mesmo?!
    Que massa a livraria no quisque! 😀
    HAHAHAHAHA, Dunga odiado? IMAGINA HHAHAHAHAHA
    Vocês devem sentir muuuuuuito orgulho disso hahahaha
    A Angélica foi criada no meu bairro e nem vem nos visitar e trazer presentes 😦
    kkkkkkkkkkkk
    Amei o Ipê (é Ipê né?) no pátio da escola, LEEEENDO *-*
    Amei seu variando na quarta, e porfá, judia bastante da Cris como ela judiou de você te botando no meio do trigo HAHAHAHAHA
    Fran, tem flickr?
    Beijos! :*

    Curtir

    • Mabe, tenho flickr sim, Francirocks (tentei te achar lá, mas não consegui :/)
      O Ipê é um charme à parte na escola, sempre lindo e fazendo a escola ser mais linda! E pode deixar, a dona Cristina sofrerá com minha vingança! ahaha. beijão!

      Curtir

  16. Oi, Fran!
    Tudo bem?
    Parabéns pra sua filha! Muita sorte pra ela, nessa nova fase da vida!
    Adorei conhecer Ijuí. Se fosse mostrar minha cidade, seria de um jeito parecido com esse, só as lojinhas, fazendo a alegria de todos. 🙂

    Curtir

  17. Menina, que coisa mais linda aquela casinha típica e essa última foto!
    Adorei o post. O bom é que acabo de assistir ao episódio mais recente de How I met you mother e foi todo feito com rimas, aí chego aqui, mais rimas! Q ahahahahaha

    Beijo!

    Curtir

E aí, o que você achou do post?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s