Variando na quarta #13 Fogo na lavoura!

Oi gurias!

Depois do post lindinho da Panvel de ontem, resolvi fazer um alerta hoje! Só se escuta falar no calor absurdo que está fazendo e vai continuar presente em nossas vidas, todas as previsões apontam para 150 graus no RS, só as baratas sobreviverão, mas tudo bem… Mas o que me preocupa muito é algo que infelizmente está presente nas nossas vidas: o fogo nas lavouras e campos.

Fogo visto de 5 km de distância

Fogo visto de 5 km de distância

O assunto de hoje não é legal, não é bonito e muito menos divertido, mas com tanto calor pensei: é a hora certa de falar sobre o assunto. Nesse dia em que as fotos foram tiradas (um domingo de novembro, todo mundo colhendo trigo), a Fran ia para a granja e eu fui com o pai levar a merenda dos funcionários. Do nada um funcionário comenta que parece ter um fogo para o lado da casa de outro. O pai na hora disse que íamos ver e fomos voando lá. Dito e feito, tinha pego fogo numa “resteva” de trigo (resteva é o resto do trigo que já foi colhido, só os talinhos e a palha).

Fogo já espalhado pela coxilha

Fogo já espalhado pela coxilha

Pequenos pontos de brasa no meio do queimado

Pequenos pontos de brasa no meio do queimado

Pessoas ajudando

Pessoas ajudando

O fogo já estava bastante espalhado e eu e o pai fomos ajudar. Eu estava de havaianas e bermuda, então fiquei só carregando pessoas e andando em volta para verificar. Sei que meu coração foi parar na minha mão, é triste demais de ver. O fogo começou com uma faísca em um trator ou colheitadeira (suspeita-se), e logo já tinha tomado conta de boa parte da coxilha.

Fogo de verdade nas beiradas mais para baixo

Fogo de verdade nas beiradas mais para baixo

Funcionário arriscando a vida para tentar contar o fogo

Funcionário arriscando a vida para tentar contar o fogo

Cada um ajudando como podia

Cada um ajudando como podia

Dessa vez foi uma faísca das próprias máquinas que estavam trabalhando na colheita do local, mas quantas vezes não ouvimos de pessoas que jogaram os seus “restos” de cigarro e causaram grandes estragos? Ano passado mesmo ouvi de alguém que largou um cigarro num parque ecológico e ele pegou fogo, queimando muitos hectares! Então gente, quem passa perto de lavouras e campos, principalmente nessas épocas de calor e baixa umidade relativa do ar, tenham cuidado com qualquer coisa que possa causa um estrago assim. Nessa vez das fotos não foram nem 10 hectares, mas já vi lavouras de 80, 100 hectares inteiramente queimadas pelo fogo! Fumantes, por favor parem de fumar não joguem o cigarro em qualquer lugar tá?

:(

😦

Usando um pedaço de "árvore" com folhas verdes

Usando um pedaço de “árvore” com folhas verdes

Parte de lavoura de trigo não colhido queimada pelo fogo

Parte de lavoura de trigo não colhido queimada pelo fogo

Na hora do desespero, os agricultores pegam seus tratores com algum equipamento de “mexer” com a terra e vão passando ao redor do fogo, com o objetivo de trazer terra para cima e enterrar a palha, fazendo com que o fogo não se alastre. Além disso, muitos vizinhos vieram ajudar a apagar no braço mesmo, usando árvores com folhas verdes. Tu ver todo mundo ajudando é bonito, mas o motivo dá medo e me arrepia. Já pensaram se essa porcaria de fogo “passa para o outro lado”, por exemplo numa lavoura não-colhida? Aconteceu, e o trator teve que mexer na terra do trigo bom para colher. Foi pouco, mas depois de pensarmos que estava tudo ok é que viram que ele tinha passado por um barranquinho!

Bom gente, o post de hoje é para fazer todo mundo pensar! Se alguém aí fuma, lembre de mim ao jogar um cigarro pela janela… Mas mesmo quem não fuma, todos devemos ter cuidado com fogo ODEIO e prestar mais atenção nos resultados das nossas pequenas ações! Não vou perguntar se alguém gostou, porque não é para gostar mesmo! Hehehe.. Só quero que me contem o que acharam do assunto e se tiverem qualquer dúvida é só perguntar! E por favor, tenham cuidado com esse calorão absurdo, tomem água, mantenham-se hidratados e se encham de cremes! Minha pressão vai lááá embaixo, mas mesmo assim amo o verão *-* Só de pensar no inverno me arrepio de frio 😛 Qual dois dois vocês preferem hein?

Beijo enorme pra todas ❤

AssinaturamaiorCrisVariados

21 pensamentos sobre “Variando na quarta #13 Fogo na lavoura!

  1. Eu também amo/sou o verão, mesmo com a pressão mais baixa que a conta bancária, hahah
    É bem triste o que aconteceu, e é exatamente o que tu disse, na maioria das vezes é por descaso das pessoas que ocorrem tragédias :/ Não adianta reclamar dos “desastres naturais” se a pessoa joga xepa de cigarro no chão, lixo na rua, etc. né?

    Curtir

    • Oi Alê! Pois é, acredita que esses dias aconteceu de novo?
      Não foi perto igual dessa vez aí, mas eu vi o fogo e a fumaceira :/
      Isso mesmo, as pessoas reclamam mas jogam lixo no chão! Se matem ¬¬’
      Beijos Alê!

      Curtir

  2. Eu tb prefiro o verão!

    Por cá os fogos são um problema bem grande também e o pior (aviso: vou falar de política!) são os programas de reflorestação que só plantam pinheiros que ardem que nem fósforos em vez das espécies típicas portuguesas que resistem mt mais!

    Queria avisar uma outra coisa, mesmo não fumando uma simples garrafa partida largada no mato pode provocar um incêndio se as condições forem ideais para isso portanto esse é outro cuidado a ter: levar sempre o lixo connosco quando se vai para o campo fazer um piquenique por exemplo.

    Desejo de coração que não haja mais fogos por aí *** *

    Curtir

    • Oi Cátia, agora chega o verão aqui e acabou aqui 😦
      Nossa imagino gente, é tipo fósforos fáceis de queimar inteiros mesmo!
      Lixo no chão não né? ODEIO ver isso!
      Beijos e teve fogo semana passada :/

      Curtir

  3. Cris, muito bom esse seu post, serve de alerta mesmo para nós e principalmente para as pessoas que não têm o mínimo de respeito com o meio ambiente jogando bitucas de cigarro no chão, pra fora da janela do carro ou qualquer outro luga que não seja o LIXO.
    É uma falta de respeito, de educação e até mesmo um descaso, não só chepas mas também papéis ou qualquer outro lixo sendo jogado na natureza. Já cheguei a ver gente jogando fralda usada pela janela do carro, que absurdo isso. O que passa na cabeça de uma pessoa dessa fazer isso??? Desculpe Cris, mas realmente fico indignada com esse tipo de coisa e agora lendo o seu post me passa um filme pela cabeça vendo o que pode acontecer com ato desse, fico ainda mais indignada, deseperançosa até com a humanidade.
    Eu espero de coração que isso não ocorra mais nem com vocês ai e com as lavouras em geral, você pode ter certeza que a minha parte eu faço, precisamos de mais gente faça.
    Eu adorei o post, você está usando um meio público para divulgar isso e fazer um apelo, sempre será válido.
    Super beijo cris.
    Ah….estou sentindo falta da Fran heim…poxa… rsrs.

    Curtir

    • Oi Gi!
      Acho importante, tem gente que não tem noção do que pode acontecer!
      ODEIO gente que joga lixo pra fora do carro, por favor né?
      Aqui para a gente acontece muito com faíscas e afins das próprias máquinas, mas em muitos lugares é exatamente dessas coisas que tu falou!
      Aconteceu semana passada de novo, mas acho que tudo ficou bem, não foi com a gente!
      Beijoooos Gi!

      Curtir

  4. Realmente, não é um post feliz =c
    Mas já que acontecem tragédias, que sirvam pra evitarem outras.

    Já no caso dos outros tipos de tragédias, como ruas que vem se partindo, lugares sendo completamente alagados, e etc, eu sinceramente acho é pouco! Claro que nem sempre as pessoas que residem nesse lugar são culpadas (no caso da rua que abriu uma cratera e soterrou as casas, são culpadas sim!), mas a sociedade como um todo é. Na hora de construir a casa ninguém procura um geólogo pra ver se o terreno é seguro. Na hora de desmatar loucamente, ninguém se preocupa com o calor. Na hora de tomar banho de 45min, ninguém lembra das pessoas andando 5km pra pegar água. ACHO É POUCO MESMO! #prontodesabafeiufa

    E, também sinto falta da Fran *-*

    Curtir

    • Isso mesmo Camila!
      Acontece mas é triste demais e precisamos alertar e cuidar!
      A sociedade não se importa, nunca acha que vai acontecer perto de si, muito egoísmo rola!
      Desabafo verdadeiro, concordo com tudo!
      Beijoooos

      Curtir

  5. Criis, que horror! Vcs devem ficar com uma dor imensa no coração e ao mesmo tempo um desespero! Nossa! Mesmo com fotos tão fortes, adorei o post… Serve de aviso pra muito fumante despreocupado! Aqui também sempre temos queimadas nas poucos praças que temos verde, ou então sempre tem algum sem noção que varre o quintal, junta as folhas secas e joga fogo… Devia coloca fogo no PIIIIII pra vê se é bom! ¬¬
    O pior tá sendo esse calor horrível! Eu tô com os olhos irritados por causa da baixa umidade e poluição… Tá crítico, ainda mais se tratando de uma cidade grande cheia de automóveis poluindo todo o ar… AFF
    Eu prefiro com toda a certeza o frio… Amooooo frio! Calor me deixa toda empipocada e muito irritada, tenho nojo até de mim mesma! kkkk Ainda mais porque eu suo demais, demais mesmo…
    Parabéns pela atitude do post alerta! kkkk
    Beijão, Criis! ❤

    Curtir

    • Oi Nessa!
      Acontece mesmo :/ Esses dias aconteceu de novo!
      Nem fala, eu já odeio cigarro sempre, imagina quando as coisas pegam fogo 😦
      Agora já passou o calorão, mas ontem antes de dar temporal tava um calor demoníaco!
      EU ODEIO frio, mas esse ano tô loca para um friozinho leve pra usar minhas roupas hauihaiuhauiahaui
      Eu não suo (sôo?) quase nada, amo o verão!
      Beijooos Nessa!

      Curtir

  6. Parabéns pelo post Cris! Meninas inteligentes com nós, temos sim que falar de vários assuntos, mesmo que eles não sejam alegres (como nossos lindos vidrinhos de esmaltes) heheheh… O importante é a conscientização. Temos que ter consciência das nossas pequenas ações, como tu falou.

    Eu sempre preferi o verão, mas confesso que ando revendo essa minha preferência heheheh.
    Ando com saudade de uma manhã gelada!!! Na verdade tento ver o lado bom de todas as estações, até da primavera (tenho rinite… mas as flores me conquistam).

    Beijo Cris!

    Curtir

    • Oi Sibi!
      Obrigada 🙂 Esses dias pegou fogo de novo numa lavoura perto da nossa :/
      Cada um tem que cuidar de si né? Temos que olhar para os nossos atos!
      Eu amo o verão mas quero um friozinho para usar as coisas que comprei nos EUA hauihaiua
      Beijoooos!

      Curtir

  7. Oi Cris,
    Olha, achei importante o alerta! Ainda mais nessa época de seca e calor absurdo!
    O Brasil está esturricando debaixo desse sol, e pra acontecer o pior… é uma bituca de cigarro fora do lugar… O duro é que não são somente os fumantes que aprontam… Tem muita gente doidona que acha legal queimar mato, lixo, fazer bagunça em beira de estrada. Estes são os piores. Aqui no estado de S. Paulo, tem muita queimada na beira de estrada, no fim da tarde, causada propositalmente. Também tem gente que não manda carpir terreno, pois acha mais barato queimar o mato, então os bairros ficam poluídos com queimadas… Espero que venha chuva logo, pra proteger os campos aí de vcs todos do Sul, e a saúde da gente! Não aguento mais tanto calor!
    E, depois desse verão sem noção, de tanto calor e seca, prefiro muito mais o inverno.
    Aliás, quero o inverno pra ontem! Quero frrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrioooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Que desespero! Num guento mais suar tanto! Daqui a pouco tá todo mundo que nem frango frito!
    Bjs

    Curtir

    • Oi Pri!
      É importante mesmo, não tem como sabe, tu tem que se cuidar com teus atos. Não tu, quis dizer as pessoas! huaihaiuahu
      Gente irresponsável, isso sim!
      Aqui os campos sofreram um pouco com o calor mas a safra foi boa até!
      Eu amo o verão, mas esse ano quero inverno para usar minhas coisas dos EUA ❤
      huaiauihaua
      Beijooos

      Curtir

  8. Oi, Cris! Uma das coisas que mais tenho medo na vida, é de fogo! Talvez seja uma das razões de nunca ter conseguido fumar, além do gosto e cheiro horríveis que o cigarro deixa nas pessoas. O pior de tudo, é que os fumantes são distraídos, largam cigarros acesos em qualquer lugar, e insistem que as bitucas estão apagadas, mas ainda podem se acender! Passei anos discutindo com irmãos, cunhados e ex por causa de bitucas…e eu sempre tinha razão! Lamento profundamente que tenha acontecido este incêndio, e espero que neste instante a chuva já esteja caindo com força total! É difícil mudar a cabeça de todo mundo, mas às vezes um bom cagaço vale a pena! Espero que tudo fique bem!
    Beijão, linda!

    Curtir

    • Oi Deise!
      Eu também, nossa, odeio fogo :/
      Eu odeio odeio odeio cigarro com todas as minhas forças, sério!
      As pessoas devia, se preocupar mais, agem sem pensar 😦
      Nessa safra, semana passada aconteceu de novo :/
      Mas não foi grave, ainda bem!
      Beijos querida!

      Curtir

  9. Oi Cris, eu tenho muito medo de fogo. Fico com mais medo ainda porque tenho gatos e fico imaginando como seria. Há uns dois anos atrás teve um incêndio aqui perto e foi terrível, além da família perder tudo, perderam dois gatinhos. No seu caso aí, me lembrei daquele filme Caminhando nas nuvens com o Keanu Reeves, vc já viu? Claro que não foi assim trágico como filme, mas e bom ficar de olho, principalmente nos fumantes.
    Cris, eu nao tô aguentando mais o calor, to doida que chegue o frio.
    Beijosss.

    Curtir

    • Oi Thaiz!
      Eu tbm, tenho muito! Nem fala, e meus xoios?
      Ai gente, coitados 😦 Semana passada pegou de novo fogo numa lavoura, mas no fim deu tudo certo!
      Eu tô até querendo um friozinho para usar minhas roupas de frio *_*
      HAHA
      Beijos!

      Curtir

  10. Cris, que bom você abordando um assunto tão importante, parabéns!

    Sou mais do verão também, pois nesse nosso Rio Grande o frio é de lascar, haha…

    Beijo

    Curtir

E aí, o que você achou do post?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s