Variando na quarta #14 Porto Alegre

Oi gente! Hoje vou mostrar pra vocês um pedacinho das minhas férias. É pedacinho mesmo, já que fiquei em Canoas/Porto Alegre só três dias, mas consegui aproveitar bastante. Eu sempre digo que nossa família ama Porto Alegre, e se a vida permitir ainda moraremos lá, pois pra nós é uma cidade linda, aconchegante e com tanta história que se torna irresistível!

Um dos dias em que estivemos lá, nos organizamos para fazer um tour pelo centro, coisa que até hoje, depois de tantos anos indo e vindo, nunca tínhamos feito. Eis os lugares que visitamos:

Mercado Público:

Mercado Público Porto Alegre

Logo no nosso início de passeio fomos ao Mercado Público. É um lugar fantástico, que infelizmente estava aberto parcialmente em razão de um incêndio ocorrido no ano passado. Ainda assim tinha muita coisa deliciosa pra ver:

Mercado Público Porto Alegre 2b

Algumas bancas do Mercado são históricas, como a banca 40, que vende sorvetes maravilhosos:

Mercado Público Porto Alegre 3

Além de sorvetes, passeamos por várias outras bancas. Algumas só faziam a gente ficar com água na boca, e outras nem tanto assim…

Mercado Público Porto Alegre 4

Mercado Público Porto Alegre 5

Quiabo. Sem mais.

Saindo do Mercado, rodeamos a Praça XV de Novembro, linda e com arquiteturas de encher os olhos:

Praça XV de Novembro Porto Alegre 2

À esquerda uma visão ampla da Praça. À direita o restaurante ‘Chalé da Praça XV’

Praça XV de Novembro Porto Alegre 3

Pombinhas.

Praça XV de Novembro Porto Alegre 4

Gosto muito de te ver, leãozinho.

Tá, depois do passeio ao estilo ~aula de história~ a gente decidiu bater perna no calçadão da Rua da Praia, que eu também nunca tinha visitado. O calçadão é bem diverso, com comércio variado e prédios antigos, lindos. Algumas lojas foram irresistíveis, compramos inutilidades-das-quais-não-conseguimos-viver-sem e aproveitamos para almoçar por lá também.

Rua da Praia POA

Não pude evitar…

Agora preciso abrir um parênteses para o local onde almoçamos, o Café Chaves. Juro que foi o lugar mais aconchegante em que já fiz uma refeição. Tanto eu quanto Vitória e minha sogra amamos o lugar, desde o cardápio, decoração, iluminação, enfim, amamos demais:

Café Chaves Porto Alegre

Cardápio fofo, cadeiras coloridas e decoração retrô.

Café Chaves Porto Alegre 2

Reparem no lustre e na decoração com fitinhas do Sr. do Bonfim na janela. Abaixo a fachada externa.

Café Chaves Porto Alegre 3

Depois que saímos do Café Chaves, fizemos a pequena loucura de andar mais milhares de ruas, e perdemos o ânimo pra fotos porque estávamos exaustas, ahahahaha. Passado este passeio, ficamos por Canoas mesmo (que é onde minha cunhada mora) e voltamos pra Porto Alegre no domingo, pra ir ao Brique da Redenção, que só acontece neste dia da semana. Confesso que demorei demais pra ir ao Brique! Foi uma manhã muito gostosa, onde a gente viu tanta coisa antiga, tanta gente ~diferente, tantos artesanatos… certamente voltarei em outras ocasiões. Saí de lá com treze pratos de louça pequenos pra decorar a cozinha (pretendo mostrar minhas paredes em breve pra vocês). Alguns momentos desta manhã:

Sr. Evandro hidratando-se.

Sr. Evandro hidratando-se.

Eu e minha prole de uma moça só

Eu e minha prole de uma moça só

Brique da Redenção Porto Alegre 5

Pode comprar o cachorrinho?? Nhóim.

Sr. Evandro perdido no meio da quinquilharia

Sr. Evandro perdido no meio da quinquilharia

Madame Vitória com meu cunhado e minha sogre sem noção de que estavam sendo fotografados

Madame Vitória com meu cunhado e minha sogra, sem noção de que estavam sendo fotografados

Pipocaaaaaaaa

Pipocaaaaaaaa

Bom, pessoal, algumas horas depois deste passeio nós já estávamos à caminho de Ijuí, voltando à rotina. Mas antes de encerrar o post com reflexões bocós profundas, vou mostrar mais alguns momentos aleatórios:

Meu sobrinho Augusto sendo apenas lindo. À direita o Evandrocks em momento de idade mental 7 anos

Meu sobrinho Augusto sendo apenas lindo. À direita o Evandrocks em momento de ~ idade mental 7 anos~

Eu tentando alcançar Augusto (jura que consegui). Abaixo a Bela, sendo chantagista e implorando carinho

Eu tentando alcançar Augusto (jura que consegui). Abaixo a Bela, sendo chantagista e implorando carinho

À esquerda: loka do dia. À direita, acima, eu na Praça do Avião em canoas e abaixo sofrendo com a srª. cebola-mais-ácida-do-mundo

À esquerda: loka do dia. À direita,eu na Praça do Avião em Canoas e abaixo sofrendo com a srª. cebola-mais-ácida-do-mundo

Bom, meu povo, acho difícil que tenha conseguido passar pra vocês a beleza desta cidade, mas ao menos deu pra ter uma ideia do quanto as coisas mais perfeitas estão aos nossos olhos né? Foram dias muito gostosos, aproveitei um monte, já em clima de ~despedida da Vitória, assunto no qual tenho tentado não pensar muito pra não sofrer com antecedência.

Acredito que por esta postagem também dá pra ter uma ideia do quanto somos pacatos, apesar da mente fervilhante que temos. Sempre privilegiamos as atividades que possam ser feitas com toda a família e ao mesmo tempo tentando deixar cada um livre pra curtir o que mais gosta. Eu espero que tenham curtido os foto-post de hoje, e volto na sexta-feira com uma cor de esmalte linda e que eu consegui estragar com minhas super inabilidades artísticas, aguardem. Beijão!

AssinaturaFran

31 pensamentos sobre “Variando na quarta #14 Porto Alegre

  1. Fraan, adorei o post! Muitooo bom!
    Adoro um bom e histórico mercadão! Acho lindo como tudo lá dentro é perfeito! Adorei os queijos, sou apaixonada por queijos!
    Eu vou muito ao mercadão de São Paulo pra comer o tão maravilhoso lanche de mortadela gigante! AMO kkkkk
    O que é esse Café Chaves?! Muito gracinha, e deu pra sentir daqui o quanto ele era aconchegante só pela decoração bem elaborada.
    Todas as fotos ficaram ótima principalmente a que vc está chorando com a cebola e a do Evandrocks, que idade mental hein! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Fraan, faz um post mostrando suas tattoos… Vi que vc tem algumas, e eu amo tattoo! *.*
    Beijo, Fraan, até sexta! 😉

    Curtir

    • Oi Nessa! Então, sou doida pra ir ao mercadão de São Paulo… da última vez que estive lá eu quase cheguei ao mercado, mas desisti antes que me perdesse ahahahaha. Quanto às tattoos, eu vou fazer, mas antes queria fazer mais uma ou duas pra ser um post bem elaborado sabe? Acho que logo, logo, esse post-tattoo sai 😉

      Curtir

      • O de São Paulo é lindo demais! Eu fiquei muito besta lá dentro, eu queria ser arquiteta, então imagina a alegria da criança! kkkkk
        Duas tattoos novas? Uauuu que demais! A gente espera nesse caso! kkkkk Eu estou com um desenho pronto e até já paguei minha próxima tatuagem, mas com esse calor nem fui fazer ainda, é na perna e fico muito inchada… Acho que no feriado de carnaval eu faço! 😉

        Curtir

  2. Que legal, deve ter sido um passeio ótimo!
    Sonho em conhecer POA, e na verdade meu ~trauma de infância~ foi ter nascido no estado vizinho, e não ter sotaque de gaúcha, hahaha

    Curtir

    • Mas gente, e eu que tinha trauma de ser zoada toda vez que viajava pra fora do estado? Acredita que os sotaques são tão distintos, mesmo aqui no RS, que nesse passeio de POA o pessoal sabia que eu era do interior, só pelo jeito de de enfatizar o “e” no final das palavras? Fui #bulinada, sacanágy! POA é tudo de bom, quando puder vir, não perca a oportunidade! Beijão!

      Curtir

  3. Ah Fran, como são bons esses passeios em família!!! Eu amo…
    Mercado Municipal é tudo de bom, né? Eu adoro, sempre vou almoçar no de Curitiba, amo as coisas de lá, queijos, vinhos, frutas, pães, nozes, castanhas hahaha deu fome.
    Ficaram lindas as fotos Fran.
    Eu ainda vou conhecer o rio Grande do Sul (terra do meu noivo), estamos programando uma viagem de carro por Caxias, Porto Alegre e mais algumas cidadezinhas, com esse post, vc me deu várias dicas sobre a cidade.
    Beijos Fran, até sexta!!!

    Curtir

    • Ai Gi, tenho muita vontade de conhecer Curitiba, parece ser uma cidade tão linda! E vem pro RS mesmo, você vai amar, quem sabe a gente consegue se encontrar em alguma cidadezinha né? Um abraço!

      Curtir

      • Curitiba é linda e maravilhosa Fran, se um dia quiser e puder vir conhecer a cidade me avisa, faço questão de te levar fazer um tour…. e ia amar te conhecer. Eu vou sim pro Rio Grande e vou querer conhecer vc e a Cris com certeza!!! bjos

        Curtir

  4. Fiquei com mais vontade ainda de conhecer Porto Alegre. Nunca fui pro RS…quero ir ao Mercado – adoro o de SP e esse Café Chaves? Q fofo!

    Curtir

  5. Coisa boa passeio em família Fra, aqui em casa também priorizamos os programas onde todos possam curtir juntos.
    Ir a POA e não ir no mercado público não tem como! É sempre uma delícia.
    O post ficou lindo, cultural e familiar….heheheheh
    Lendo o final do post onde você fala da tua filha, em ficar longe, lembrei da minha despedida de casa. Sai com 13 anos de casa, pra estudar. É sofrido, mas a gente aprende muito!

    Beijo e até sexta!

    Curtir

    • Oi Sibi! Então, a Vi está saindo com 14 anos de casa, super cedo, você certamente tem essa noção melhor do que ninguém! Estamos tranquilos e sabemos que será uma experiência significativa pra ela, mas ainda assim o coração está apertado, a saudade vai ser gigante! Um abração e bom findi!

      Curtir

  6. Amei o Mercado e toda a visita histórica 😀 Sempre prefiro a história e arquitectura às lojas 🙂
    Amei tb as tuas carinhas perto da comida e a agora fiquei com vontade de comer pipocas ;P

    A determinada altura o Augusto e a Bela roubaram a cena hahaha não consegui concentrar-me daí para a frente… todos sabem que contracenar com crianças e animais é mt ingrato!!! ;D

    Adorei a família toda reunida e não te preocupes com a vitória (piada ouvir isso para uma mãe eu sei…) ela vai ficar bem e acredito que fiquei ainda mais próximas longe (aprendem a dar valor hehe) *** *

    bjbj Fran linda, aos poucos matamos as saudades de ti ;D *

    Curtir

    • Eu também amo o passeio cultural, me irrita ficar só em shopping e tals. Eu sou doente por pipoca, na verdade sou louca por pipoca e sopa, sempre brinco que mulheres normais precisam de chocolate quando não estão bem, pois eu preciso de sopa ahahaha. Meu sobrinho rouba a cena de todos, é um furacão… não sabia do teu amor por crianças e bichinhos, aqui na escola você certamente iria enlouquecer com o bebês do berçário ❤ Um abração!

      Curtir

  7. Amo POA, meu noivo é dai então já viu né… quase infartei quando vi as fotos do incendio do mercadão, ainda bem que estão voltando e tem muita coisa boa por lá…
    outra coisa que amo é o por do sol no Guaiba, acho incrível como as pessoas param para assistir tomando o chima, conversando… e depois batem palmas para o espetáculo natural…
    sabe o que mais estranhei quando visitei POA pela primeira vez… o lanche BAURU, é enorme ai!! em SP é um misto quente com tomate kkkk
    bjnhos linda… da próxima vez que eu for para RS (fico em Montenegro) a gente marca de se encontrar em POA

    Curtir

    • oi Tha, com certeza quero encontrar com você! Eu amo tudo em POA, isso que você descreveu do Guaíba é mesmo lindo, a forma como as pessoas simplesmente amam um lugar né? E os lanches são todos exagerados por aqui, como não estar eternamente gordo morando em lugar destes? Huahsushsua. beijos :*

      Curtir

  8. Oi Fran. Muito legal o post. Que filha linda a sua. Um dia ainda vou visitar Porto Alegre. Como vcs tiveram animo pra bater perna com este calorão?Gostei muito da sua foto ornando com a cor da parede(kkk).
    Beijos!

    Curtir

    • Oi val! Minha filha é uma boniteza mesmo, modéstia à parte! Ela é super branquela, então com as roupas pretas geralmente parece ser uma porcelana. Olha, quanto ao calor, aquele dia parecia estar mais ameno, e a gente ficou só na sombra, senão já viu as queimaduras de elevadíssimos graus né? E eu de par com a parede ficou engra mesmo, pareço um filhote de berinjela kkkkk

      Curtir

  9. Dona Fran, tô de mal contigo! Andou pertinho de onde moro e nem me avisou? huahuahuha Sabe o Arco da Redenção? A rua em frente, a Santana, é a que moro. Claro que tem que bater coxa até chegar ao meu prédio…só quatro quadras, como se diz aqui. Espero que tu tenha provado o sorvete de abacaxi da Banca 40 do Mercado…ele é simplesmente o melhor do mundo!!! Com a salada de frutas, fica de chorar…O Café Chaves é uma graça, e tem uma loja de bijus na frente, onde comprei um anel com brilho holo por R$ 9,00! hehehe Não acredito que tu não subiu a Borges de Medeiros até a rua Riachuelo…ela é a rua dos esmaltes! Lá estão as lojas tradicionais de cabeleireiros e ponto de encontro das loucas por esmaltes também! Adorei teu passeio, tuas fotos ficaram incríveis! Tua filha é linda e o maridón parece ser um brincalhão, super divertido, né? Esquece, não consigo ficar de mal…hahaha adoro minhas gringuinhas e tava louca de saudades de ti!
    Beijos

    Curtir

    • Nem me briga, dona Deise, como é que eu ia chegar aí com uma filha-adolescente-mau-humor-eterno e minha sogra junto? Pensa na tagarelação? Essa visita vai acontecer, estou ansiosa pra te ver ao vivo ❤ Então, o sorvete de abacaxi quem pegou foi minha sogra, e a gente provou mais alguns também , todos muito deliciosos. Tô aqui chorando de saber que tinha uma rua cheia de esmaltes e eu não visitei, mimimi. E a filha é linda, mas a fase não tá fácil viu, ainda mais com a saída de casa se aproximando, momentos tensos na residência dos Agnoletto ahsushusshua. Beijos!

      Curtir

      • Claro que não vou brigar contigo, Fran! hahaha Sei como são as aborrescentes…a minha tem 24 anos e tem TPM eterna! No dia que tu puder, foge sozinha e vamos olhar as lojas, encher as cestinhas! hahaha
        Beijos

        Curtir

  10. Oi Fran,
    Olha, amei demais o post! Ainda mais porque eu já fui até Porto Alegre, e gostei da cidade, que na minha opinião tem o melhor transporte público que já usei! Amo aquele trem!!!
    Quando eu fui estava um frio arretado, então já viu que eu sofri! Mas amei andar muito e conhecer o que pude! Fiquei com saudades!
    Gostei, também, de ver a cidade pelo seu ponto de vista! E as fotos estavam muito boas! 🙂
    Bjs

    Curtir

    • Obrigada Pri! Eu fui de Canoas pra POA com o trem e também curti, achei rápido, confortável ace$$ível. O frio deve ter te judiado mesmo, pra quem não é acostumado é bem mais difícil de adaptar. Um abração!

      Curtir

  11. Oi Fran!
    Adorei tuas fotos, fiquei com uma super vontade de conhecer Porto Alegre! Gostaria de ter mais tempo pra passear sabe? Trabalho tanto que quando as férias chegam tô acabada! E pra ajudar as férias nunca batem com as do namorado! Fazer o que né?!
    Sua filha é uma linda! E nem parece que vc já tem uma mocinha desse tamanho! ri muito com a pose do teu marido!
    Bjs.

    Curtir

    • Oi Beth, obrigada! Te entendo perfeitamente, pois o trabalho é tão estafante que quando as férias chegam a vontade que dá é apenas dorir, fala sério… o pior é as férias do namo não serem ao mesmo tempo das tuas, porque daí programar passeio fica impossível né? Beijos!

      Curtir

E aí, o que você achou do post?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s