Falando sobre o Brasil na Copa

Oi gente!

Vou ser bem honesta para vocês e dizer que estou meio sem ânimo de fazer post, estou triste, arrasada mesmo. Até estou brincando com os outros jogos, postando piada no face, mas no fundo estou muito triste por a seleção não ter ido à final da Copa do Mundo na nossa casa. Eu nem cogitei fazer post de terça para quarta porque não dava sabe… É óbvio que não vou chegar aqui falando que tá tudo muito lindo, mostrando uma mani alheia à copa, porque não seria eu, eu não consigo ser assim…

seleção-brasileira

Gente, para não falar tanto, só queria dizer que mesmo o Brasil perdendo para a Alemanha do jeito que perdeu, eu continuo amando e apoiando a seleção brasileira. Eles perderam um jogo na Copa do Mundo em casa, ok, mas virar as costas para eles por que? Eu adoro esse time, adoro os jogadores, amo o Felipão e torço demais para que eles venham com tudo em 2018. E se não vierem tudo bem, nunca vou deixar de apoiar e acreditar. Torcer quando tá ganhando é fácil, é lindo, mas se torceu quando tava bem, porque xingar quando está mal? Quem nunca errou na vida? Nunca vou ser hipócrita a esse ponto e não me olhar no espelho antes de falar dos erros alheios. Sim eles ganham milhões para jogar, mas eles são pessoas, eles choram de verdade, eles estão mais tristes do que todos nós, eles estavam lá vendo acontecer. E como disse alguém que não lembro, pensem na pressão, ninguém disse que eles poderiam perder. Alguém disse? A Alemanha perdeu na sua casa em 2006, assim como o Brasil, e se reergueu e está na final da Copa, com grandes chances de ser campeã, então porque os brasileiros sempre só pensam no lado negativo?

Eu quero que a seleção erga a cabeça e nos encha de orgulho cada vez mais. E se você não gosta de futebol apenas esqueça esse post, desculpa mas eu precisava tirar isso da minha garganta, e nada melhor do que aqui no meu bloguinho tão querido. Não quero encher o saco de ninguém, mas eu e a Fran falamos que íamos escrever no blog sobre o que tivéssemos vontade, e hoje tive vontade de falar sobre isso, sobre a minha seleção ❤ Torço tanto para David Luiz, Oscar (meu preferido), Neymar, Julio e etc, quanto torci para Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo Fenômeno, Roberto Carlos (meu preferido), Vampeta (!), Marcos e por aí vai! A diferença é que eles ganharam em 2002, mas nem só de coisas boas a gente vive.

Saudades

Saudades

David Luiz foi um amor e morri chorando junto com ele quando ele disse que queria deixar o povo feliz, PELO MENOS no futebol. Sim, ele sabe que o país tá uma merda e queria nos alegrar pelo menos nisso, como sentir raiva? Se fosse 1×0, 2×0 provavelmente a culpa seria de alguém específico, fulano falhou, ciclano errou e por aí vai. Foi 7×1 e nem conseguimos achar um culpado. Foi o Felipão? Não, não acho que foi, apenas acho que tudo deu errado para nós e tudo deu certo para a Alemanha, que jogou demais. Ponto e fim da história. Brasil, continuo te amando eternamente, no matter what

E quanto aos outros jogos, desde o início torci contra às seleções mais fortes e à favor das fracas, então não é agora que vou torcer para a considerada a “melhor” e que é exatamente a que nos eliminou. Vou torcer para os hermanos, povo de cultura parecida com a de nós gaúchos. Até não sei porque os brasileiros odeiam tanto os argentinos, não peguei essa parte da história. Não amo, mas também não odeio sabe, acho que eles tem garra e emoções como as nossas, diferentes dos europeus frios (UPDATE = só holandeses e alemães que ainda estão na copa, tá Cátia?). Mas que fiquei claro, só torço por eles nesse jogo, e só porque acho o Messi um cara admirável, gênio e simples. No mais, tava torcendo para a Holanda porque nunca foi campeã. Amo copa do mundo e não vou parar de olhar porque o Brasil está apenas entre os 4, vou torcer sempre para alguém, deixando a emoção decidir… Copa do Mundo é amor, vou sentir falta. Poderíamos voltar para a fase de grupos por favor?

Eu teria muito mais coisa para falar, como por exemplo as pessoas que misturam amor ao futebol com cegueira perante os outros problemas do país. Por que eu não posso amar futebol e saber que o Brasil precisa de mudanças e essas mudanças devem ser feitas por cada um de nós? Eu amo futebol, amo a seleção brasileira e acho que eles não tem nada a ver com o resto do problemas do país, os jogadores só estão lá fazendo o papel deles de qualquer forma. Foram eles que escolheram estádios ao invés de educação e saúde? Foram eles apenas que votaram e elegeram nossos governantes? É, colocar a culpa para todos os problemas do Brasil em 23 pessoas é fácil, difícil é apontar para o próprio nariz e mudar. Pode sim ter máfia em todos os cantos relacionadas ao futebol, mas o meu amor pelas pessoas que jogam futebol no time que eu amo não me deixa cega a ponto de não enxergar. Brasileiro tem que aprender a separar as coisas, só isso. Mas chega né?

Brasil, em 2018 estamos aí, quem sabe a minha vida estará totalmente diferente, mas o meu amor continuará o mesmo. Futebol sempre foi e sempre será meu esporte favorito ❤

E sábado farei a última mani temática, mais simples, mas do fundo do meu coração. Se fiz para todas as outras partidas, por que não faria para essa não é mesmo?

Bom gente, se ninguém quiser comentar para mim tudo bem, mas para as apaixonadas por futebol dou o espaço para as opiniões de cada uma! Peço desculpa à todas por não ter post normal, mas não conseguiria seguir em frente sem um desabafo, eu precisei escrever depois de tanto chorar terça. Me falem tudo, como estão se sentindo e o que estão achando da reação das pessoas nas cidades/famílias de vocês!

Beijo grande e até mais!

AssinaturaCrisSinfulverdeamarelo

31 pensamentos sobre “Falando sobre o Brasil na Copa

  1. Em tudo tem quem perde e quem ganha e é importante manter as opiniões que se tem e não andar ao sabor da maré! Eu falava mal do nosso treinador enquanto ainda estavamos em jogo e continuei a falar mal depois. Aos nossos jogadores nunca culpei porque acho que ou por falta de qualidade ou de condição fisíca houve muitos mal selecionados….

    Se se quiserem ver livres do Filipão nós recebemos de braços abertos hahahah Embora eu defenda que o selecionador deve ser da nacionalidade da seleção ele foi o meu preferido ever 😉

    Muito indecisa com esse jogo final… Queria que ganhasse um europeu mas nunca os alemães então… :\

    E tá louca mais essa generalização de europeus frios… Nunca foste a Portugal, Espanha ou Itália hum??!?!?!? 😄

    Curtir

  2. Ixi, Cris! Eu disse a você que sempre fui uma negação em esportes e não é diferente com futebol. E, apesar de ter uma opinião menos “festeira” pra copa, não posso negar que aqui (mesmo longe de casa) torci pelo Brasil e fui contagiada um pouco pelo clima e,por muitas vezes, desejei estar aí. Mas, não achei que a seleção estava com essa bola toda…não imaginava, jamais, que ela perderia assim, mas sabia que se viesse um time um pouco mais preparado a nossa seleção iria sofrer.
    Concordo plenamente com você quando diz que o brasileiro mistura demais as coisas, confunde o que tem que ser levado a sério com o que é pra ser feito com amor e diversão. E, pior ainda, mistura os canais que não fazem a menor conexão: O que a política tem a ver com o resultado do futebol? E porque não sentir orgulho de ser brasileiro, independentemente da Copa? Assim é muito fácil ser patriota!! Não fiz mani copística justamente porque meu amor pelo Brasil não vive na Copa. Vive na pessoa que eu sou, no coração brasileiro que bate aqui dentro de mim.
    Agora, preciso dizer o quanto fico feliz em ouvir que você vai torcer pela Argentina!! Eu também estou torcendo!! Mesmo todo mundo me xingando, dizendo que “aaah! los hermanos não”. E eu sempre pergunto: Por que não? Eles estão ao nosso lado, são mais calorosos que os europeus e, se temos que nos aliar a alguém, que seja a quem está perto da gente!!
    E adoro debater sobre coisas diferentes! Obrigada pela sua transparência! Fica bem mais divertido assim!
    Beijinhos!!

    Curtir

    • Ahhh siim!! Só pra ressaltar: Eu tenho certeza de que você não fez as manis copísticas por um patriotismo temporário, viu? Ao longo desse tempo todo já pude perceber o quanto você ama o futebol e o Brasil. Eu, como disse acima. preferi não fazer mesmo pra não ser leviana e fingir que sempre fui do futebol, como muita gente por aí.

      Curtir

  3. Bom dia, Cris. 🙂

    Endosso absolutamente TUDO o que você compartilhou. Sou apaixonada por futebol, cresci, como a maioria dos brasileiros, com futebol e não será essa derrota, histórica e vexatória, que mudará isso.

    A partir do terceiro gol dos Alemães, eu explodi num choro incontrolável – o futebol é uma das únicas coisas que une este país enorme, desde os Gaúchos aos Sertanejos. Uma das únicas coisas… Cada vitória proporciona à nós, brasileiros, um gostinho da felicidade CRUA e real. Quando o David Luiz disse o que disse, eu já estava numa experiência extra-corpórea (:-P) e me sentia dentro do campo, a empatia era absurdamente grande por tudo o que aconteceu nos 90 minutos de partida.

    Acho divertido todos começarem a procurar culpados para as falhas perante uma derrota; foi, sim, o pior jogo da Seleção Brasileira, mas até os bons perdem! Ninguém possui 5 títulos mundias em aproximadamente 50 anos de Copa – praticamente 1 por década. Foi humilhante? Claro que foi. Mas “sou brasileira e não desisto nunca.”

    A hipocrisia sempre reinou no nosso País, infelizmente – não só em questões de caráter político-social, mas no próprio povo. Ta aí a fixação pelo Frio na Barriaga pra comprovar. (:-|) Brincadeiras à parte…

    Well, seja o que for, não deixarei de apoiar quem precisa de apoio. Posso ser um rosto anônimo para esses garotos que amam jogar bola, mas o que importa é pensar como a Dona Lúcia (que mandou carta pro Felipão após o jogo) e manter a Esperança acesa.

    O Hexa há de vir! Quem sabe será na Sibéria, rsrs.

    Beijos e bom final de semana. Estou anciosa pela mani, Cris! E jajá respondo nossa thread, juro que li no momento que recebi, hahaha.

    P.S. Meninas, me desculpem se alguma ou algumas de vocês não concordarem comigo, ok? Cada um tem direito à formular e compartilhar sua própria opinião, a qual pode sim estar sujeita à alteração! Mas a minha, por enquanto, é essa.

    Curtir

  4. Esqueci de escrever (sério -_-):

    Esse jogo mostrou a falta de preparação emocional da Seleção, não a física. Deixaram-se abalar pela perda de dois jogadores, pela pressão de jogar em casa, pelo respeito à qualidade do time da Alemanha… E deu no que deu. As emoções à flor da pele foi, pra quem precisa, a única “culpada” nessa história toda – de novo, minha opinião.

    O Brasil não vinha mostrando o futebol que mostrou na Copa das Confederações – mas são eventos esportivos diferentes, com propósitos semelhantes, mas diferentes. Gente, a História já demonstra o fato de que todos os Grandes CAEM, mas podem se reerguer futuramente. Isso não é o fim! É apenas o que faltava pra Seleção se aprimorar… Só isso. Ok?

    Curtir

    • Acho que é bem isso que tu falou mesmo, o despreparo foi emocional, em lidar com essa pressão toda. Sempre falei que acho um pouco demais essa história do Neymar, como se só ele fosse importante no time (não estou me referindo ao acidente, realmente fiquei muito triste por ele, e imagino como deve ser chegar tão perto da realização de um sonho e não conseguir). Então, ao meu ver, foi toda essa pressão de mostrar que ainda tem mais gente no time, mas também em representar o menino no dia. E também acho que eles já imaginavam a reação de um povo ignorante, que não sabe lidar com a derrota. Mas apesar de tudo, ainda estamos entre os 4 melhores do mundo! E ganhamos 25% de todas as copas, podemos não ter sido os melhores esse ano, mas já fomos muitas vezes!

      Curtir

      • Acho a mesma coisa! Fizeram um sensacionalismozinho (no diminutivo pra denegrir, mesmo :-P) com a saída dele, como se o futuro do Brasil na competição dependesse disso. Olha, a moral que ele dava pros jogadores era ótima, realmente – mas e a moral de 200 milhões de brasileiros, torcendo por eles? Praticamente não conta, né? Pelo visto, não… O que mais pegou, na minha opinião, foi a saída do T. Silva: era ele quem organizava ali atrás. Fiquei muito, muito penalizada com a agressão que o Neymar sofreu e com o rumo que tudo tomou, foi muito triste, mas uma andorinha só não faz o Verão. São 11 jogadores, quem fazem bem seu trabalho, mas a pressão pra demonstrar tal sem o craque deve ter sido enooorme… Isso e outros fatores desfavoráveis combinados acabaram no 7 a 1.

        Curtir

  5. Fiquei arrasada com a perda do Brasil ante ontem e toda vez que lembro do gol que o Oscar fez e das coisas que o David Luiz falou, me dá um aperto no coração.
    Fiquei sabendo que o Felipão foi demitido e que a CBF não quer mais saber dele como técnico da seleção mais… Gosto dele, acho ele um bom técnico e tudo bem, perdeu por 7×1 mas acho exagero não querer ele NUNCA MAIS como técnico da seleção. Isso é pra gente ver como as pessoas são. Acontece uma coisinha ruim, todos esquecem as coisas boas e certas que fizemos.
    Também não sei como começou essa briguinha contra os argentinos, não tenho nada contra eles, mas vou torcer para a Alemanha porque minha família é descendente de alemão e desde o começo disse que torceria para o Brasil ou para a Alemanha, mas isso não quer dizer que fiquei feliz por eles terem ganho do Brasil, nada disso. Brasil first of all.
    Acho horrível as pessoas dizerem que a culpa foi do Júlio César, porque não foi. O time não é só ele, do mesmo modo que acho horrível as pessoas que disseram que morreram de rir com a perda do Brasil. Não sei como, pois mesmo a pessoa que não liga para futebol, fica triste pela perda do jogo.
    Mas vamos seguir em frente e espero que em 2018 façamos diferente!
    Bjos Cris
    PS: Acredita que o shopping daqui não vai liberar os funcionários e lojistas para ver o jogo no sábado, pois ele não tem chance mais de ganhar a copa? Odiei isso porque a copa ainda está rolando e queria muito ver o jogo 😦

    Curtir

  6. Acho que fiquei mais triste com todas as reações após do jogo do que com o jogo em si – acho que a maioria sabe que eu estava bem dividida nesse jogo, sempre torci muito para a Alemanha, tanto quanto pra o Brasil, então independente do resultado uma parte de mim estaria feliz. Mas fiquei bem chateada mesmo de ver as reações, esse povo que só diz “brasileiro com muito orgulho, com muito amor” nas horas boas, e que realmente mistura as coisas. Claro que houve superfaturação nas obras, desvios de dinheiro, falta de investimento em áreas importantes como saúde e educação, mas agora me diz se isso vai melhor com qualquer placar de jogo? Tá na hora do povo aprender como lutar por um país melhor, e não é vaiando ninguém num evento de nível mundial, não é virando as costas pra seleção depois de perder um jogo, não é queimando bandeiras (!!!). Tá na hora de separar as coisas. É como foi dito, não é por gostar de futebol e estar amando a copa que estou alheia a essas situações.
    E quanto ao jogo, também não acho que teve UM culpado, infelizmente o time todo não conseguiu. E sim, a Alemanha jogou muito bem e teve seu mérito. E minha torcida no domingo não é nenhuma rixa com os hermanos, até porque também não entendo esse ódio gratuito, mas é para a minha Alemanha do coração ♥ (e bom, vou brigar com o namorado, porque esse sim torce pra Argentina, sempre torceu, hahah)
    E no sábado estamos aí, ainda quero ver nossa seleção brilhar!

    Curtir

  7. Cris, amei demais o texto e o desabafo, concordo demais com tudo o que vc disse (exceto a parte de torcer pela Argentina, pq vou torcer pela Alemanha, mas claro que respeito a opinião de cada um).
    É uma pena muito grande que o Brasil tenha perdido do jeito que perdeu, mas acho que mesmo que o Brasil tivesse perdido com um placar menos “humillhante”, muita gente estaria xingando e “apedrejando” – achei vergonhoso e triste ver o pessoal jogando coisas no ônibus da seleção e vaiando. Precisamos mudar nossa mentalidade e nos orgulharmos do que temos e do que somos, pq aqui tem muita coisa errada e ruim, mas tb tem muita, muita coisa boa e depende de cada um de nós fazer mudanças pra melhor. Torço pra Brasil e continuarei torcendo, no futebol e principalmente no restante. bjs

    Curtir

  8. Eu apoio todos os jogadores, acho que eles não jogaram tudo o que podiam, mas faz parte do esporte. Foi um dia ruim. Acontece. Não mereciam as vaias. Só demostra que a torcida brasileira não é fiel!

    Mas não consigo engolir a arrogância da comissão técnica! Ninguém foi humilde na coletiva. Os jogadores choraram, o povo chorou. David Luiz pediu desculpas…. não precisava, ele foi um guerreiro! Mas o Felipão me decepcionou. Falava com muita arrogância, prepotência.
    Me desculpem quem gosta do Felipão, mas estou muito decepcionada com a forma que ele reagiu! Esperava mais humildade na explicação dele. Me pareceu arrogante demais. Mais uma vez desculpa pra quem gosta dele, mas estou muito chateada. Amo meu Brasil e estava torcendo muito pela seleção, apesar de não ser a maior fã de futebol.

    Meu apoio total para aos jogadores! Que eles entrem em campo sábado e mostrem do que são capazes.

    Vou torcer pela Alemanha. Muito bacana o que os jogadores alemães postaram nas redes sociais. Segue um trecho do que o Podolski escreveu: “Respeite a AMARELINHA com sua história e tradição. O mundo do futebol deve muito ao futebol brasileiro, que é e sempre será o país do futebol”.

    Curtir

    • Concordo… A falta de humildade da comissão, bem como a arrogância passiva as quais despejavam nos jornalistas, me decepcionaram. Tá certo que existem muitas notícias venenosas por aí, por diversas vezes infundadas, mas a reação foi triste. Ok, o Felipão pediu desculpas, assumiu a responsabilidade para proteger os jogadores (tadinhos, morri de dó :’-(), mas fez isso sem ser de bom grado… era nítido. Infelizmente. Sempre gostei muito, muito dele; ele é super autêntico, isso não se pode negar. Mas poderia baixar a bola, sair do pedestal. Quanto à minha torcida… estou dividida, rs: não sei se torço pra Alemanha, que mostrou um futebol excelente e uma vontade de ganhar inigualável, ou se torço pra Argentina, “hermana” sulista cuja paixão por futebol é igual à brasileira.

      Cris, acabei de lembrar: a rivalidade do brasileiro para com o argentino é, em sua grande maioria, dotada de humor e provocação – a rivalidade do argentino para com o brasileiro é um tanto mais venenosa e sem diversão (segundo alguns amigos argentinos, que fique bem claro, hahahah).

      Curtir

  9. Achei muito triste as fotos que vi na internet de brasileiros botando fogo na bandeira, é triste ver que eles só cantam o hino com orgulho quando está tudo bem.

    Conforme citação de Paulo Coelho:

    “Dizia um amigo:
    o espírito do guerreiro não se queixa de nada, porque não nasceu para ganhar ou perder. Nasceu para lutar, e cada batalha é a última que está travando sobre a face da Terra.
    Eu acrescento:
    A derrota é para valentes que lutam.
    O fracasso é para os covardes com suas ironias e críticas.
    Obrigado, meu querido BRASIL”

    Não sou apaixonada por futebol como você, mas achei lindo teu texto, é o que sinto também, é impossível não ficar triste.

    Curtir

  10. Ai Cris, sinceramente, estou sem palavras! Acho que não há palavras o suficiente e nem palavras que possam expressar o que senti terça e o que estou sentindo. 😥
    Pode parecer clichê da minha parte pois tenho só 13 anos e tudo mais, mas garanto que não é. Posso ser nova, posso ser pouco experiente nesse meio “esportivo” do futebol, posso ter vivido poucas Copas, possa parecer que eu só estou comentando isso e dizendo que amo a Copa pra puxar o seu saco e pra ter “razão”, mas não é! De verdade! Do fundo do meu coração!
    Apesar de tudo isso vou dar minha opinião e dizer o que estou sentindo porque sou brasileira, sou humana e tenho sentimentos!
    Acho um absurdo criticarem a seleção e o Felipão! Não sei exatamente o que aconteceu no jogo de terça, mas gente eles são humanos! Exatamente como você disse.. Eles erram! Cris, pensa, eles foram criticados a Copa inteira! Por tudo! Por chorarem, por serem novos e “pouco experientes” em Copa, etc. Acho que o mínimo que nós deveríamos fazer é apoia-los! As pessoas só sabem reclamar de barriga cheia.. Queria ver elas ali, no campo, com aquela pressão e com a responsabilidade de ganhar uma Copa do Mundo no próprio país, e ainda por cima com tantas críticas!
    Tenho certeza que todos ali deram o seu melhor e se esforçaram até o último minuto pra que chegassem ao menos na final. Mas acho que quando não tem que ser, não é.
    Eu também morri de pena do David Luiz.. Não sei se pena seria a palavra certa, mas foi isso que senti. Acho que ele até mais do que o Neymar, foi o guerreiro desta Copa! Ele se DOEU pelos torcedores, pela perda do time, por tudo! E foi visível, não só pelas lágrimas dele, mas por cada gesto emocional, cada detalhe. Ele é meu preferido.. Não só pelo que passou, antes mesmo de começar a Copa eu já gostava um pouco dele e tal, e após o ocorrido, minha admiração, orgulho e gosto por ele só aumentou!
    E concordo que a seleção não tem culpa com a situação do país! As pessoas reclamam, mas quando o Brasil ta ali ganhando e passando as fases elas estão torcendo e “amando” a Copa.. Mas agora que o Brasil perdeu, só sabem reclamar e criticar a seleção.. Eles ganham milhões mas estavam ali pelo Brasil. E apesar de terem perdido, pra mim eles ganharam. Foram vencedores por aguentarem tudo o que passaram até aqui! E por serem campeões de naturalidade! Nosso Brasil sempre foi campeão e sempre será, alias é o país do futebol ❤
    E estou torcendo pra Alemanha.. Concordo que a Argentina mereça ganhar por merecerem, assim como qualquer outro país mereceria, mas to torcendo pela Alemanha 😉
    Enfim Cris, é isso! Se eu disser tudo o que acho sobre tudo o que aconteceu, vou passar o dia inteiro aqui! hahaha
    Fica bem e se cuida! Sábado nossa seleção estará lá, de cabeça erguida, e já vencendo!
    Beijo grande! ❤

    Curtir

  11. Foi muito triste mesmo essa derrota, ainda mais com um placar inimaginável. Fiquei com dó dos jogadores e do Felipão nas entrevistas.
    Só nos resta torcer pelo terceiro sábado, torcer pelo Messi no domingo, porque ele sim merece ser campeão do mundo… o cara além de 4 vezes bola de ouro, é um argentino humilde e muito batalhador… vou torcer por ele na final.
    Quando ao Brasil e os problemas socias….vamos dar a respostas nas urnas, vamos viver honestamente e ajudar a quem precisa sempre.
    Ah, não podemos esquecer que daqui 2 anos tem Olimpíadas, e mais esportes merecerm nosso respeito e torcida, vamos apioá-los também. E semana que vem tem Liga Mundial de Volei masculino, onde o Brasil vai tentar conquistar o décimo título mundial. Vamos torcer muito por eles.
    Quanto aos jogadores, eu tenho certeza que cada um no seu íntimo sabe onde errou, cada um sabe onde lhe apertou a chuteira, inclusive o técnico. O esporte é assim, levamos lições pra vida toda… nos fazem ser uma pessoa cada dia melhor, aprendendo muito com os erros. Imaginou a bagagem e o aprendizado deles em 2018? O lado bom é esse… a maturidade vindo com as experiências sejam elas boas e ruins.
    Fica bem querida Cris…

    Curtir

  12. Acho legal e coerente um post como esse, depois de tantas manis temáticas e declarações abertas de apoio à seleção. De fato, muita gente se portou de forma ridícula, se emocionando com o hino ~a capella~ e depois depredando loja na rua e queimando bandeira, saindo do estádio antes do fim da partida…
    Eu, desde o começo, torci pela Alemanha. Gosto desse time desde 2006, Copa na casa deles, a garra que mostraram e o mais importante num esporte coletivo, a unidade entre os jogadores. A gente não vê um aparecendo mais que o outro, sendo fominha na hora de fazer gol, nem super estrelas. São todos igualmente importantes. Aquela Copa era para ser deles e a Itália não permitiu (mesmo jogando um futebol bem pior, deram sorte na partida). E aí foi o que a própria seleção alemã postou, em português, pra todos nós entendermos: eles sabem o que é perder uma Copa em casa, quando as maiores esperanças estão depositadas no time.
    A seleção alemã não demitiu comissão técnica, como fazemos nós sempre que a coisa não vai perfeita. Manteve a mesma desde então, o que aumenta muito o entrosamento. O elenco também não mudou inteiro, tem vários mais veteranos, com 2 ou 3 Copas nas costas, pra dar apoio pros mais novos. Isso faz uma diferença absurda.
    Eu fiquei feliz que os alemães ganharam, mais feliz ainda pelo gol do Klose (não gosto do Gornaldo, sorry). Mas achei exagero os 7 mesmo. Só que não tinha o que eles pudessem fazer. O próprio Schweinsteiger disse na entrevista que não seria justo com a seleção brasileira eles “pararem de jogar”, mesmo estando óbvio que ganhariam, lá pelo 4º ou 5º gol. Não mostraria o fair play que eles mostram sempre.
    Conversando com uma alemã, ela me disse que eles lá estavam mais confusos e estupefatos com a partida e o resultado do que superfelizes. Porque é realmente inesperado. Então discordo de chamarem eles de “frios”. Eles reagem de maneira diferente dos latinos, isso é óbvio, mas de forma alguma deixam de mostrar seus sentimentos. E foram MUITO legais nas mensagens de apoio para o povo brasileiro. Tipo, eles não precisavam fazer isso, mas fizeram.
    Por fim, eu esperava mais do Felipão do que a postura derrotista que ele mostrou no banco, durante a partida. Tava clara a superioridade alemã naquele campo, mas aquela atitude só desmotiva e desorienta ainda mais os jogadores, que procuram algum lugar para se apoiarem. Como a gente sempre vê em Olimpíadas, um dos maiores inimigos do Brasil nos esportes ainda é a pressão psicológica.
    E ontem tava torcendo muito pela Holanda. Na final, apesar de torcer pra Alemanha, se fosse a vez dos Laranjas eu não ficaria tão triste, porque eles estão merecendo também. Mas infelizmente a sorte foi decidida nos pênaltis =(
    Sábado torcerei para quem mostrar o melhor futebol. Domingo, ~ich bin Deutchland~!!

    Curtir

  13. Olá, Cris, obrigada pelo seu texto que ficou como uma ilha no mar de derrotismo e vira-latismo destacado pelos jornais do nosso país. Não ganhamos, não estamos na final? Paciência, sou torcida pelo Brasil até o fim. Beijocas.

    Curtir

  14. Olha, eu coloco a culpa no Felipão sim. Escalou mal, faltou meio de campo… com certeza temos jogadores bons na seleção sim, mas… Fred, Jo, Bernard, Daniel Alves…? Um bando de cone. E o capitão fez muita falta nesse último jogo, ele era praticamente a defesa inteira! Enfim. Os meninos fizeram o máximo que conseguiram e com certeza sofreram muita pressão, mas eles precisavam saber lidar com isso, faz parte da profissão.
    Depois desse jogo horroroso eu ia torcer pra Holanda, mas meh :/ então agora tanto faz.
    E o resto do que você comentou é muito lindo, Cris, queria que todo mundo pensasse como você, mas não é a realidade. Futebol é levado a sério demais nesse país e muita gente se deixa levar por isso. Só que não é culpa do esporte em si, aposto que se a gente fosse o “país do pingue-pongue” seria a mesma porcaria x.x

    Curtir

  15. A derrota foi triste, mas discordo no ponto não foi culpa de ninguém, pra mim o Felipão nunca deveria ter sido técnico dessa seleção, acho o estilo dele ultrapassado e não curto arrogância desse Senhor, fiquei triste pelo grande guerreiro David Luiz, pelo Júlio, pelo Thiago Silva, mas essa seleção não estava jogando muito bem desde o começo da copa, ganhou jogando com times medíocres e quando realmente topou com um grande futebol como o do Alemanhã, mostrou claramente que não tinha um bom futebol!
    Quero renovação no futebol brasileiro começando com essa comissão técnica da idade da pedra lascada… Acho que os únicos que não foram culpados foram os jogadores mesmo, que não tiveram um direcionamento adequado! Bjos

    Curtir

  16. Eu não sei se a Copa foi comprada ou não e se tudo que estão dizendo após a derrota vexatória pra Alemanha é realmente verdade. Só sei que ter vc e Gui Budke na timelinda foi a melhor parte.
    Dei muita, muita risada e vcs foram as melhores companhias durantes as partidas que assisti. Vai ficar pra história, melhor Copa EVER!!! Apesar dos pesares, foi a melhor!!! \o/
    Eu só me pergunto uma coisa: KD OS HOMI QUE NÃO COMENTAM JOGO DE FUTEBOL NAS REDES SOCIAIS, MEODEOS???
    Bj, Cris!!!!

    Ah, toco saudades da Dina Fran!!!! EI FRAN, KD VC???

    Curtir

  17. Quando o Brasil tomou o terceiro gol, pensei logo em ti, porque tu era uma das que mais acreditavam na seleção. Fiquei muito chateada por ti, por minhas sobrinhas, por minha mãe, e por todo aquele pessoal que derramou lágrimas doloridas e sinceras. Estas pessoas e crianças tinham fé e se sentiram quebradas pela dor! Foi muito triste! Eu ponho a culpa na comissão técnica, não só no Felipão, mas em todos aqueles que ficavam dando palpite, e na hora que mais precisavam dar apoio ao time, viraram um bando de patetas! Eu vi a seleção como um carro desgovernado, e ninguém sabia como dirigir…ninguém tinha autorização para pegar o volante e desviar do desastre. Alguém da comissão técnica deveria ter interferido antes do quarto, do quinto gol! Não foi isso que vimos, mas apatia de uns e desespero de outros. Quem desistiu e quem lutou até o fim. Senti o nó na garganta, quando o David Luiz chorou diante das câmeras, porque ele foi o maior símbolo da seleção. Se tivessem mais jogadores como ele e o Oscar, não estaríamos tendo esta conversa hoje. Mas a história foi outra, estaremos entre os quatro melhores do mundo e precisamos pensar em 2018. A Fran ficou preocupada contigo, achou que tu poderia ter passado mal! Eu entendo, já chorei e passei muito mal pelo Inter, que é o meu verdadeiro amor, bem acima do meu país! Mas todas emoções passaram e ainda estou aqui, amando meu país, meu estado, minha cidade!
    Beijos, amore! 😀

    Curtir

  18. Primeira vez que venho aqui e já vou comentar num post polêmico. Rsrs
    Enfim, concordo quase em tudo que você disse, Cris.
    Apesar de eu não gostar nada de futebol e também achar que o Brasil não deveria cediar a Copa, isso não vem mais ao caso agora.
    Não adianta reclamar mais sobre isso agora.
    O que foi feito está feito, o que era pra ter sido roubado já foi.
    A questão agora é humana.
    Mesmo eu não querendo (sou meio anti patriota =P) acabei torçendo pro Brasil.
    Secretamente, né? Não posso dar o meu braço a torcer. Rsrs
    Estavamos falando sobre isso no meu trabalho ontem.
    Os jogadores, apesar de ganharem muito dinheiro, mas muito meeeeesmo. Eles fazem isso por que gostam de jogar bola.
    É a vida deles. E fico triste de verdade por ver as pessoas revoltadas e xingando o Felipão e os jogadores. Erraram, claro que sim. Mas quem não erra, não é?
    Acho que o momento agora é nos colocarmos no lugar das pessoas e não dos jogadores.
    Se nós ficamos tristes. Imaginem os caras que estavam lá, dando o suor e esforço deles??
    Há um boato rolando por aí que esse jogo foi vendido.
    Se foi ou não, não faz tanta diferença agora.
    O fato é que a nação brasileira está triste.
    Agora é aprender com os erros e esperar 2018 ;D
    Beijos
    http://deliriosemvidrinhos.blogspot.com.br/

    Curtir

  19. Oi Cris,
    Também adoro Copa e sofri muito com os jogos do Brasil. Tô com raiva dos alemães, acho que podiam ter parado no 4° gol… porque humilhar o outro time na sua própria casa, né? Achei desnecessário….
    Agora vergonha mesmo foi ver o quanto o brasileiro é um mau perdedor. Tinha gente com camisa da Alemanha depois do jogo… fiquei revoltada… então a pessoa só veste a camisa se a seleção ganha?? Trocar de pátria é fácil como trocar de camisa?
    Tenho duplo motivo para torcer contra a Alemanha (golearam Brasil e Portugal!), mas também não consigo torcer para a Argentina. Queria mesmo que terminasse empatado e ninguém levasse a taça para casa. Será que rola?? Huahuahuahuahua.
    Bjo!

    Curtir

    • Ah, não concordo quanto a parte de terem parado no 4º gol. Eles estavam jogando muito melhor que o Brasil, eu acho que a vitória foi merecida. E se fosse o contrário a gente também gostaria que goleassem o outro time né?
      E realmente, é uma vergonha como nosso povo não sabe perder. Todo o “patriotismo” de antes do jogo evaporou.

      Curtir

      • Claro que a vitória foi merecida, mas acho qq humilhação desnecessária. Eu não iria querer que o Brasil fizesse 7 gols em ninguém, nem msm na Argentina.

        Curtir

  20. Eu estava torcendo pro Brasil , não torci contra mesmo não concordando com a copa aqui , achei mesmo uma pena como o time saiu dizimado , foi uma coisa nunca vista , eu tinha certeza que o Brasil perderia a partida mas não da forma que foi , fiquei realmente chocada!
    Beijos!

    Unhas Clássicas e Modernas

    Curtir

  21. Eu até gosto de muito deles o Davi Luis por exemplo, mas a decepção é muito grande, desde o primeiro jogo eles já pareciam cansados, acho que 7 x 1 poxa e vergonhoso…também fiquei arrasada.
    Beijos

    Curtir

  22. como professora de educação física posso te dizer que nem todo mundo sabe lhe dar com derrota, é complicado explicar que times como a Alemanha perdem uma copa, não trocam de treinador, fazem um plano de longo prazo e trabalham em cima disso para na próxima copa chegar nas finais, coisa que o nosso país faz totalmente ao contrário. Tenho orgulho de ser brasileira, mesmo com uma derrota gigantesca, porque ser quem sou hoje é fruto da minha vivencia aqui 🙂

    beijos :*
    vidro-colorido.blogspot.com

    Curtir

  23. Pingback: Mani temática do Brasil – the end | FranCristein

  24. oh amiga o blog é seu.. vc escreve o que quiser, não tem que pedir desculpas…
    Vc sabe que mesmo eu não gostando da cultura que envolve o futebol respeito quem gosta, sim foi triste a derrota, sim foi um jogo sofrido.. mas bola pra frente, alguém tinha que perder e a Alemanha estava mais preparada para o jogo, não existem culpados, eu amo o Felipão tbm, desde que ele era do Gremio, depois foi para o Palmeiras, queria que ele continuasse na seleção…
    Acho que as pessoas aceitariam mais fácil se o Chile tivesse ganho nos pênaltis nas oitavas, assim a vergonha seria menor e o Neymar não teria se machucado no outro jogo.
    Torcer para a Argentina não dá, o sangue alemão aqui fala mais forte… eu tbm estava torcendo para a Holanda, acho que eles estavam tão preparados qt a Alemanha e queria muito ver o Brasil jogando com a Argentina… mas não foi dessa vez.
    fica bem e daqui 2 anos tem olimpíadas….
    bjnhos!!

    Curtir

  25. Oi Cris, li o post na semana em que vc escreveu, mas não tive condições de comentar.
    Estava triste com tudo. Apesar de não gostar muito de futebol, dessa vez eu torci muito pelo Brasil.
    Quase dois meses depois eu reli o seu texto e gostei demais de tudo o que vc disse. É Um texto bonito, e feito de coração. Valeu.
    Bjs

    Curtir

E aí, o que você achou do post?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s