Variando na quarta #31 Frutas de inverno

Hello pessoas!

Hoje o post é bem diferente, mas é variando né, não poderia ser diferente (?) do que algo diferente. Bom, depois de muitos diferentes na mesma frase, deixa eu falar sobre o post: venho mostrar hoje para vocês as frutas de inverno que temos aqui em casa!

1Mapa

A gente tem aqui na granja um pomar maravilhoso (como dá para ver pela foto acima), cheio de frutas deliciosas, e pensei que seria legal mostrar para vocês! Chamamos na verdade de “arvoredo”, mas vou chamar de pomar no post. A maioria provavelmente não conhece tantos tipos de laranjas, aposto hehehe XD Eu fui com a mãe e ela me falou o nome de cada tipo de fruta, e depois de pesquisar no google e tirar as dúvidas, eu resolvi fazer o post mostrando essas variedades que temos aqui!

No verão vou tentar fazer outro post com as frutas da época, mas por enquanto são essas que temos aqui agora. Vou colocar em ordem alfabética para não me perder nas ~frutaiadas tá?

1. Banana

Bananeira

Sim gente, temos bananeiras foféticas como a da foto acima em casa! Eu particularmente não curto muito banana caseira, ela não é tão boa quanto a prata, mas eu AMO banana, é minha fruta favorita da vida ❤ Quem levar pro lado malicioso, apenas vá se catar, obrigada, de nada.

AVISO antes das bergamotas: Só para avisar, é assim que NÓS do sul chamamos as diferentes variedades tá? Eu sei que nos outros lugares é tudo mexerica ou clementina (em Portugal), mas aqui no sul compramos as mudas assim e chamamos assim, aceitem por favor, culturas diferentes precisam ser respeitadas oras \o/

2. Bergamota “comum”

Bergamota comum Bergamota comum1

A bergamota comum é mara, não é enjoativa por ser tão doce, é bem cítrica. Claro que não se compara à um limão, ela é “azedinha” no ponto. A casca é fina e bem grudada nos gomos. É a que mais temos pés aqui, dá muita fruta, sério!

3. Bergamota do céu

Bergamota do céu Bergamota do céu2

A bergamota do céu é doce para dedéu (risos) e chega a ser enjoativa de tão doce, na minha opinião. Ela é parecidíssima com a bergamota comum, mas a casca é mais grossa e a parte de cima onde fica grudado o talo é maior (na foto não dá para ver infelizmente).

4. Bergamota montenegrina

Bergamota montenegrini1 Bergamota montenegrini

Essa bergamota é parecida com a comum, mas ela fica madura mais tardiamente, agora em fim de julho que estamos começando a comer (as outras estão boas desde maio/junho). A casca é bem grudada também, e é muito deliciosa, com o azedinho no ponto! Na foto ainda está verde, mas depois fica laranja como todas as outras.

5. Bergamota ponkan (ou poncã)

Bergamota poncan3 Bergamota poncan Bergamota poncan4 Bergamota poncan2

Amor eterno, amor verdadeiro ❤ A minha preferida, a maior, com a casca super solta dos gomos e com gomos menos suculentos que as outras. Ela tem mais bagaço que as outras, se é que me entendem. É doce e amo de paixão, sério. Aqui em casa deu tanta esse ano que galhos quebraram e as árvores ficaram desse jeito que aparecem nas fotos. Mas só para mostrar, a maior e toda torta (primeira foto) é uma árvore velha que não foi podada ano passado, enquanto a segunda foto é de uma árvore velha que foi podada no ano passado, ou seja, muito melhor! Já a terceira foto é de um pé bebê, plantado há poucos anos, essa deu poucos frutos, mas gigantes! 3 exemplos da mesma variedade, que lindo *_*

6. Bergamota “tangerina”

Bergamota tangerina Bergamota tangerina1

Essa é a que chamamos de tangerina, mais laranjada que as outras e com a casca super grudada. É mais cítrica/ácida/azedinha e minha mãe adora, eu não. Prefiro um meio termo sabem? Ela é linda gente, super mega laranja!

7. Cana-de-açúcar

Cana-de-açúcar

AMO cana, a gente come muito quando tem, mas só meu pai descasca pra mim, tenho medo de cortar um dedo fora HAHAHA XD A gente tira essa casca e mastiga até tirar todo o caldo delicioso, depois joga fora o que sobra. É bom demais, muito melhor do que esses caldos estranhos que normalmente tem para vender nas praias por aí.

8. Laranja de Natal

Laranja de Natal1 Laranja de Natal

Se chama assim porque fica madura mais no tarde, tipo perto do Natal 😛 Não é tanto para o Natal, mas é quase lá 😉 Ela é boa para suco! Ah gente, não sei se preciso explicar, mas bergamota a gente descasca com os dedos mesmo, e come em gomos, enquanto laranja a gente descasca com faca e corta em pedaços/ou mastiga e tira o suco e gospe o bagaço. Parece besta para algumas, mas sério, acho que pelo menos 1 pessoa vai ler isso e achar surpreendente. Pessoa, acuse-se hauiahiah XD

9. Laranja de suco

Laranja de suco

São azedas demais para comer, então esprememos para fazer suco! O suco fica perfas!

10. Laranja de umbigo

Laranja de umbigo Laranja de umbigo2

A mais engraçada, a mais gostosa, a maior, a mais linda, a minha preferida! Eu amo laranja de umbigo e a Fran também, tanto que levei algumas para ela 😉 Ela tem um umbigo horrendo na parte debaixo e é ótima para comer, porque é grande e “rende” hehe.. A gente ama para fazer suco também, fizemos suco até terminar com as laranjas! Quando maduras ficam bem laranjadas, super lindas!

11. Laranja do céu

Laranja do céu Laranja do céu1

A preferida de muita gente, é super doce! Eu gosto de comer quando está verde, porque depois fica enjoativa para mim. É o suco preferido para ser dado para bebês quando começam a se alimentar com outras coisas além de leite \o/ Aqui em casa todo mundo foi iniciado nos alimentos com suquinho de laranjinha do céu (chamamos de laranjinha porque é fofo tá?). Ai que amor zenti XD

12. Laranja lima

Laranja Lima1 Laranja Lima

Horripilantemente ruim, não tem gosto de laranja, é ORIVEU, não sei como as pessoas comem. Minha opinião à parte, ela é sempre amarela (nunca fica laranja) e não é doce, é estranha, só comendo ou sentindo a catinga o cheiro para saber. Não gosto, apenas.

13. Laranja sanguínea

Laranja sanguínea Laranja sanguínea1

Minha mãe ama essa, porque ela é linda dentro, super vermelha! Esqueci de cortar uma para mostrar (anta), mas deixo aqui o link para uma foto no google. Ela é doce e ácida na medida, só tem o diferencial da cor mesmo!

14. Laranja de umbigo sem semente

Laranja umbigo sem semente1

Sim gente, toda a perfeição da laranja de umbigo SEM semente, como não amar? Cientistas que desenvolveram isso, amo vocês ❤ Merecem o Nobel, apenas digo isso.

15. Laranja valência

Laranja valência suco

Essa é a laranja que é mais encontrada nos mercados, bem amarelo-alaranjadas e lindas. As nossas não são tão lindas porque não tem agrotóxicos, mas são muito gostosas! Elas são usadas quase que exclusivamente para suco, porque são bem azedinhas para comer…

15. Limão galego

Limão galego Limão galego2

Ou como eu chamo: limão de caipirinha! É o limão que cortam para colocar uma rodela no copo de coca e também usado para fazer caipirinha. Ele é verde, mas maduro fica amarelo-limão (olha daonde vem o nome). Esse deu muito no pé e caiu demais, mas não usamos muito aqui em casa :/ Se quiserem tem à vontade!

16. Limão cravo

IMG_4960 IMG_4964

É o venenídico, forte pacas e super laranjado! Esqueci de tirar foto, mas atualizo o post hoje mesmo! UPDATE: tirei as fotos assim que o sol saiu por aqui! Tirei sacolas para dar para fazer cera de depilação, usamos para fazer suco, quebraram galhos e podamos, mas parece que nada saiu do pé de tanto que tinha!

17. Nêspera (ou ameixa amarela)

Nêspera ou ameixa amarela

Chamamos apenas de ameixinha e essa da foto está verde, mas eu amo, é muito docinha quando está madura!

18. Noz macadâmia

Noz macadâmia

A Fran AMA, mas ela é tão dura, mas TÃO DURA que é tipo impossível de comer, porque para quebrar uma e comer aquela miséria de tamanho a gente tem que pegar martelo e torcer para não voar  o negócio na canela de ninguém! É páreo duro entre a macadâmia e o diamante, sério hauiahuia XD

19. Kinkan/Xinxim

Xinxin2 Xinxin

O xinxim é engraçado, é uma mini laranjinha da qual comemos apenas a casca! A casca é doce e gostosa, enquanto o fruto é um veneno. Deve ser uma laranja mega parente de limão, porque é incomível. Acho fofa demais gente ❤

Bônus: pé-de-figo

Pé de figo

Só quis mostrar que lindo é o nosso pé-de-figo! Não é época, mas quando é dá muito figo e a mãe faz chimia que é maravilhosa, meu pai ama!

Bom gente, espero que tenham curtido o post informativo sobre as nossas frutas de inverno! Para nós aqui é tão comum que está implícito na nossa vida sabe? Achei interessante compartilhar com vocês e quero saber o que cada uma conhece e se tem algum pezinho de fruta em casa!

Só para finalizar uma foto do Panda junto comigo explorando o matagal e da Lassie super deprimida presa na piscina, porque o pomar estava embarrado e ela não pode se sujar (mas sempre se suja igual ¬¬’). Ela vive solta né, mas no gramado, porque no barro não rola. Ela é xoia de dentro de casa, companheira que chora se está longe da gente, enquanto o Panda é do mundo, corre e chora se fica preso. Vai entender esses dois hehehe..

Panda 3Lassie presa

Espero que tenham curtido as explicações e as fotos, fiz com a maior animação porque acho demais compartilhar essas coisas do ~interior 🙄 Me contem tudo que sabem sobre frutas de inverno e se gostam de bergas e laranjas, principalmente! Estou curiosa para saber o que vocês vão comentar, juro gente!

Beijo enorme para todas e bom resto de semana!

AssinaturaCrisfrutas

20 pensamentos sobre “Variando na quarta #31 Frutas de inverno

  1. Criis, vc bem que podia me adotar, né! Kkkkkk Tô apaixonada por esse monte de fruta! *-*
    Não conhecia tantas variedades de bergamota (aqui chamamos de mexerica) e eu também não tenho a mínima noção de quais frutas nascem em cada estação! Kkkk Coisas de cidade grande!
    A bergamota que mais amo com certeza é a poncã, tenho preguiça de tirar as cascas mega grudadas das outras! Kkkkkkkkk
    Gente, fiquei com saudade de mascar cana! Quando eu era pequena ia muito na fazenda do meu tio-avô em MG, e sempre pegávamos cana pra mascar… oooooo delicia!
    Desculpa, mas eu ri horrores com essa laranja de umbigo! O que é isso! Parece umbigo de neném recém nascido! Kkkkkkk Eu nunca sei qual laranja gosto, não sei diferenciar por nomes! Só sei diferenciar a lima, AFF coisinha azeda! Fiquei curiosa pra ver a laranja sanguínea aberta, jura que ela é vermelhona daquele jeito? Nunca vi! Também nunca tinha ouvido falar da xinxin, achei engraçado comer ao cotnrário! Kkk
    Eu quero limão galego! Deu até água na boca! Quando vamos pra fazenda do meu tio-avô trazemos sacolas dele, adoramos esse limão! Principalmente por cima de um bife mal passado! Hmmmmmm
    AMO figo! Simplesmente AMO!
    Tadinha da Lassie! Que cara de dó! Lindaa!
    Adorei o post de hoje, Criis! Quero ver as próximas estações! Kkkk
    Beijão pra tuuu!

    Curtir

  2. Na boa, estou achando que vou passar uma temporada aí na sua granja! Me deu água na boca hahahahaha.
    Não sabia que dava para fazer cera de depilação com limão. Tá vendo, blog de esmalte também é cultura kkkkkkkkkkkkkkkkk.

    Beijo!

    coresdovicio.blogspot.com.br

    Curtir

  3. Ai, quantas delícias! No sítio tínhamos um pequeno pomar, mas estávamos ficando sem tempo pra cuidar então doamos as mudas para vizinhos… Agora só temos cana-de-açúcar. 🙂

    Laranja Sanguíneaaaaa… amo de paixão. ❤ Tenho que ir a lugares mega-específicos aqui em SP pra poder encontrar. É uma delícia pra fazer molhos agridoces, ou sobremesas.

    Ti dó dus cacholinhos… Vontade de murdê. 😛

    Curtir

  4. Eu adoro quando você mostra a granja e o que tem nela. Adorei seu pomar!!!
    Alguns tipos de laranjas e bergamota eu já conhecia, outras não. Lá em casa temos pés de laranjas de dois tipos (lima e do céu) e temos também pitangas, bergamotas, acerolas, romãs, peras e araçás. Não curto muito romã e acerola, mas minha mãe faz suco e fica uma delícia.
    No sítio do meu avô tinha cana, era uma plantação enorme e minha alegria era andar no meio delas mesmo correndo o risco de se cortar huahau.
    Eu não tenho uma fruta preferida, eu gosto de muitas e como muito também, mas claro que devido a época, laranja é a que mais tem lá em casa.
    Ai deu uma dozinha da carinha da Lassie e ao mesmo tempo achei tão engraçada ela atrás das grades hahahaha, que amor.
    Panda é do mundo…criados da mesma maneira né, mas são como nós, cada um tem a sua personalidade, mas não tem maldade e são puros de coração. Amo demais os animais, principalmente os cães.
    Beijos cris, amei o post viu!!!

    Curtir

  5. Cris eu tava morrendo de saudades dos posts sobre a granja… que enorme o seu pomar!! e na foto onde ficará a sua casa??
    Eu não sou super fã de frutas ácidas, curto mais as vermelhas e docinhas hahaha Se tiver um pé de amora ai eu acabo com ela kkk nunca tinha visto pé de macadâmia, eu AMO, sempre que vou comer aqueles bavarian nuts pego só de macadâmia
    nem sabia que existia tantas variedade de laranja e bergamota.. meu noivo ama muito a laranjinha e a ameixinha (eu sempre as chamei assim, e nem sou da roça hahaha)
    Menina esse pé de limão de caipirinha ia fazer sucesso lá em casa, todo fds rola uma e sempre que tem jogatina fazemos cuba libre (rum, coca e limão)
    To curiosa para saber as frutas de verão…

    Definitivamente o seu pai tem q me adotar… oi pai da Cris!!!
    será que eu o convenço quanto for ai te visitar ?? hahaha
    Montenegro é muito longe de Condor?? vou pra casa da tia no fim do ano e a gente podia marcar de se encontrar em POA que tal??

    bjnhos linda!!

    Curtir

  6. Não sou uma grande amante de frutas.
    Mas assim fresquinhas, no pé, acho que dá vontade em qualquer um, né?
    Tô indo pro Sul em agosto, não quer me convidar pra passar o dia na sua casa??!!
    Rsrs
    Que cães mas lindos.
    Dá uma coisa só de pensar na Lassie andando no barro.
    Rsrs
    Esses dias eu falei bergamota aqui no meu serviço e todo mundo ficou me olhando com cara de “what??!!”
    É, as pessoas não entende essa nossa cultura gauchesca. Rsrs
    Só pra explicar: eu moro em são josé do rio preto, interior de são paulo.
    Mas minha família toda, inclusive minha irmã mais velha que estou indo visitar em agosto, são do Sul.
    Eu sou nascida pra essas bandas paulistas, mesmo.
    Mas sempre digo que sou daqui, mas meu coração é gaúcho.
    Amo a cultura, sempre que tô aí não quero voltar.
    Beijos
    http://deliriosemvidrinhos.blogspot.com.br/

    Curtir

  7. Oie Cris!
    Os posts sobre a granja são sempre lindos *.*.
    Tive de mostrar pra minha mamis kkkkkk.
    Acho que já comentei com você que sou do Paraná… enfim morei em Itaúna do Sul até os 6 anos. O lugar aonde eu morei era bem grande, então tínhamos um pomar, além de galinhas e porcos.
    Não lembro de muita coisa, mas minha mãe sempre puxa a minha orelha e fala das coisas que tínhamos em casa kkkkkk.
    Ela amou o post e até viu os outros variando <3.
    Eu simplesmente amo o limão cravo! Só que eu chamo de limão vinagre :P.
    Não gosto de nenhum tipo de mexerica (bergamota é um nome muito mais bonito rs). É tipo um trauma de infância, porque na escola aonde eu estudei sempre davam de "sobremesa". Mas o pior mesmo era os demônios que faziam guerra com as cascas kkkkkkk. O cheiro impregnava de um jeito na escola inteira que eu fiquei mega enjoada, sério, me dá agonia só de ver a coitada da fruta kkkkkkkk.
    Minha mãe que saber de você conhece laranja de rama ?!?
    Cresce tipo maracujá, se alastrando por aí, com as folhas bem verdes e é menor que uma laranja "comum".
    Obvio que eu não lembro, mas segundo ela tinha no pomar de casa e ela nunca mais viu em lugar nenhum.
    Tenho uma teoria: Alguma laranja pulou a cerca e "cruzou" com um maracujá! Só pode 😮 .
    Bjks

    Curtir

  8. Meio off por aqui mas este não tinha como não comentar 😛
    Nós chamamos tudo de laranja por aqui, a melhor é a que cresce no algarve e uma boa parte delas são dessas de umbigo que também são as minhas preferidas, depois tem umas com mt mais casca que gosto menos e umas mais pequenas com casca mt fininha que são as que mais usamos para sumo porque realmente dão mt sumo e os gomos custam a separar para comer…
    Depois eu só sei distinguir clementina e tangerina a muito custo, acho que uma mais pequena e doce que a outra, ambas menos redondas que a laranja e claro casca sai melhor mas eu não sei distinguir bem as duas, repito!

    Tudo o resto d’ai são seres estranhos para mim lol 😛

    Curtir

  9. Ai adorei o post. Adoro frutas cítricas, mas por aqui, temos pouca variedade disponível. Eu adoro pokan, é minha preferida e laranja por aqui só a lima e a pera…
    Vou te contar uma coisa, figo eu nunca comi “in natura”, só em calda….kkkk
    Beijocas

    Curtir

  10. Cris, AMO quando você mostra a granja e conta sobre as coisas daí pra gente! *o*
    Quando você mostrou a colheita (https://francristein.com/2014/03/26/variando-na-quarta-19-colheita-da-soja/), eu fiz um super comentário, toda animada me declarando pra granja, Condor e toda a agricultura, mas a esperta aqui quis copiar o comentário caso não fosse, e acabei clicando em ‘colar’, imagina a raiva que eu fiquei? Meu comentário estava literalmente grande, estava perfo como diz você, hahaha Aí desisti de comentar por que fiquei com muita raiva, sério.. Nem acreditei! Mas enfim..
    Achei o post de hoje super interessante! Praticamente uma aula de ciências, hahaha As únicas que eu já conhecia daí são: banana, bergamota comum (mexerica <3), bergamota ponkan (já ouvi falar, mas acho que nunca vi ou comi), cana de açúcar, todas as laranjas menos a sanguínea e a de natal ou do céu, macadâmia e o figo 😀 Olha Cris, talvez eu conheça alguns tipos de laranja que você mostrou, mas por outros nomes.. Ou bergamotas.. Você conhece a mexerica cravo? Talvez ela esteja aí mas com outro nome e eu nem sei! hahahaha
    Não tenho nenhum pé de fruta em casa 😦 Triste né? Mas quem mora na cidade é assim, infelizmente..
    Cris, comentei no post da colheita (na verdade não comentei nada né, como eu te disse meu comentário foi "colado" graças a minha inteligência) que minha madrinha tem uma casa num condomínio em um bairro chamado Granja Vianna.. O bairro é aqui em São Paulo mesmo.. O nome é Granja mas o bairro não tem nada a ver com granja, hahahaha Mas é um bairro onde existem muitos condomínios de casa tipo sítio.. E essa casa da minha madrinha tem uma colheita, uma orta.. E é muito divertido! Me sinto numa granja mesmo (nós chamamos lá de granja, casa do campo, coisas do tipo rsrs). A orta não é grande, só tem alface, couve, hortelã, cenoura, etc.. Mas tem goiabeira e "árvores de fruta".
    Cris adorei todas as fotos, as explicações, o post em si! Amo laranja.. É uma fruta que está entre as minhas preferidas! E achei o Panda e a Lassie fofíssimos fazendo parte do post, hahahahaha Eles são lindos, quero eles pra mim ❤ (a vá né Cris? HDUAHDSUAHUHS)
    Sou super a favor de posts como este! Sou apaixonada pela natureza e por granja, colheita, etc. Inclusive por Condor e pela granja de vocês, pelo modo como vocês vivem, sério! ❤ ❤ ❤
    Beijo grande Cris!!! Mais uma vez AMEI forte o post.. E o pomar! É maravilhoso mesmo 😉

    Curtir

  11. Cris, amei o post!!! Adoro quando tu mostra a granja!!
    Me deu uma baita saudade da casa em que morava antes de voltar a morar com a mãe em SC. Morava em Sapucaia do Sul, numa casa que foi dos meus avós maternos. Quando fui pra lá, herdei o quintal cheio de coisa boa e bonita!! Tinha uma árvore enorme de limão taiti, ninguém saía lá de casa sem uma sacolada cheia deles hehehe. Tinha também duas árvores de berga poncã, duas de laranja do céu (que eu não gosto, acho enjoativa), duas de laranja de umbigo sem caroço que eram maravilhosas e uma muito velha de laranja comum, excelente pra suco, amava!!! Fora um pezinho baby de pitanga que deu só meia dúzia de frutinhas certa vez. Todas as árvores eram rodeadas de orquídeas e tinha milhões de flores na frente e nos fundos da casa. Na frente havia um pinheiro gigante, que ninguém imaginou que fosse crescer tanto!!! Todo mundo morria de medo do pinheiro desabar em algum vendaval.
    Sinto uma saudade imensa desse quintal!!! Dava uma trabalheira pra cuidar, mas dava uma baita satisfação também!! Hoje moro novamente em apartamento, que é bom também, por uma lado, mas alimento a vontade de morar numa casa ou ter pelo menos um sítio algum dia.
    Aqui, nos mercados, só se encontra a tal da laranja pera, que é pra suco e definitivamente não é saborosa como a comum. Laranja de umbigo aqui chamam de laranja bahia. Bergas têm de vários tipos, como a que tiver, adoro berga!!
    Banana eu gosto, mas naquelas, tenho que estar no espírito e só como a prata ou a maçã. Lá na casa, uma vez um vizinho me deu banana figo, gente, ela é enorme, tipo uma refeição de tão grande!!!
    Amei os cachorros também, eles são lindos!!
    Belo post Cris!!
    Beijos

    Curtir

  12. Amei!!! Meu sonho é ter um pomarzinho, mas morando e apê fica difícil. Tô ensaiando comprar uns pezinhos de morango que pelo menos dá pra cultivar em vasinhos. Eu não sabia que existiam tantos tipos diferentes de “bergamota”, só conhecia a ponkan e a tangerina. E gente, a laranja tem umbigo! huahauhua, que massa! Post muito legal mesmo!

    Curtir

  13. Li morrendo de meda de fotinho de lagarta – n tinha ufa!
    Chamo de mexirica as bergamotas e conheço algumas das a vc mostrou tipo ponkan, mexerica. Laranja de umbigo me faz lembrar da minha gravidez q o imbigo vitou pra fora – eu detestava!

    Curtir

  14. Adoro bergamota e laranja de umbigo, e como as duas do mesmo jeito: em gomos. Minha mãe é laranjólatra, precisa de no mínimo duas por dia, mas come bem mais, e gosta da de suco e do céu. Quando eu ainda era casada com o falecido, nós visitávamos os avós dele, perto de Santa Maria e lá era o paraíso da bergamota e das laranjas. Voltávamos carregados e as árveres ainda ficavam com muitos frutos! Eles tinham pêssego e pêra também, e a filhota aprendeu a gostar de frutas assim. Tu é uma privilegiada por morar num lugar tão lindo e fértil, Cris!
    Beijos

    Curtir

  15. Que delícia morar em um lugar com tantas frutas assim ♥ Eu acho um saco ter que ficar comprando no mercado, queria ter tudo assim lá em casa também 😛 Amo banana, e a tangerina pequeninha e azedinha, pra mim é tangerina de mato, hahah E ver as ameixinhas me deu uma nostalgia, eu sempre encontrava na casa da minha oma, e faz tempo que não como mais. E eu conheço ximxim hahah, apesar de nunca ter comido, mas minha mãe gosta.

    Curtir

  16. Noossa Cris, sua casa é um mundo novo!
    Aqui temos um pé de mexerica e um de laranja, mas não sei identificar de qual qualidade é hashus
    Mas sei que não é da poncã. Antes a poncã era que eu menos gostava porque eu amava abrir os gominhos e ver todos os mini gominhos de dentro separadinhos e com a poncã não dá para fazer isso, mas agora parei de neura e quando vejo uma aqui para comer meus olhinhos brilham *-*
    Laranja não é uma fruta que gosto muito, mas minha mãe sempre compra ou pega do pé. Eu gosto da laranja que não é muito doce, como você disse, tem que ser no ponto!
    Já a minha mãe gosta da laranja de todas as qualidades hashus
    Adorei conhecer o seu pomar Cris *-*
    Bjos

    Curtir

  17. Cris, amei o post.
    Meu sonho dourado é ter um sítio cheio de árvores frutíferas. Meu pai tem pocã, laranja e pitanga na casa dele. Esse ano deu mta pocã, muita mesmo! Delícia.
    Quando eu era criança tinha cana de açúcar tbm. Na boa, me convido a ir na granja só pra chupar cana ahahahha. É uma delícia.
    Amei ao cubo.
    Ah, só um detalhe. Sou nutricionista. Então amei o post profissionalmente tbm!
    Bjs

    Curtir

  18. Oi Cris!
    Gostei demais do post das frutas de inverno! Aqui em São Paulo a gente chama estas frutas de mexerica e laranja, mas amei o jeito que vcs chamam elas aí no sul! Conheço muitas das frutas do seu arvoredo, mas algumas por outros nomes! A laranja de umbigo a minha mãe chama de laranja baiana, e a laranjinha do céu a gente chama de laranja lima… Vai entender as diferenças!
    Gosto muito de laranjas e limões, macadâmias e figos, e na casa dos meus pais já tivemos muitas laranjeiras e limoeiros, como a sanguínea, a laranja barão, o limão siciliano, a mexerica, o galego, etc.
    Gostei de ver a fruta da macadâmia! É realmente uma delícia! Não sabia que era dureza tirar para comer!
    Eu tb adoro bananas, mangas, amoras, e tudo o que vier!
    Bjs!

    Curtir

E aí, o que você achou do post?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s